Aluno do curso de direito do campus Taquaral participa do festival Som Maior do Sesc
Diogo Bernardino Oliveira, 18, é universitário do curso de direito do campus Taquaral da Unimep e, há dois anos, toca instrumentos musicais. Guitarrista na banda Para Raio, Oliveira participa como monitor e, com a sua banda, representa a Unimep em todas as atividades do festival de música estudantil Som Maior, idealizado e coordenado pela pianista Regina Gomes, com a participação de músicos em oficinas e espetáculos no Sesc Piracicaba.
Além de Diogo, que é guitarrista, também compõem a banda Para Raio: Gustavo Gonsalves da Silva (bateria) e Giovani Dalosta Freitas (baixo).
Em entrevista ao Acontece Unimep, o unimepiano conta como ingressou no evento e fala sobre a sua trajetória. Acompanhe os melhores trechos:
Acontece Unimep – Por que escolheu fazer o curso de direito na Unimep?
Diogo Oliveira – Escolhi fazer o curso de direito na Unimep por ser bem reconhecido na região. Queria fazer música ou direito, por gostar da área de humanas, por enquanto consigo estudar ambos.
Acontece – Qual é sua trajetória na música?
Oliveira – Sempre gostei de música, mas comecei a estudar música e violão há mais ou menos dois anos, por influência e apoio da minha mãe, e participei de apresentações no Colégio Piracicabano. Em agosto de 2018, comecei a estudar música erudita no Conservatório de Tatuí. Depois, participei de apresentações no Colégio Piracicabano, toquei com amigos também músicos, participei da Orquestra Contemporânea de Cordas de Piracicaba e de apresentações, algumas vezes, nos teatros do Sesi e do Sesc. Também já participei do festival Som Maior no ano passado, com a Banda de Propósito, pelo colégio.
Acontece – Qual o estilo da banda Para Raio, que representa a Unimep no festival?
Oliveira – A banda é bem eclética. Tocamos desde MPB, como Tim Maia e Alceu Valença, até rock, como The Black Keys e Kings of Leon.
Acontece – Quais são as suas expectativas no Som Maior?
Oliveira – Minha expectativa é fazer uma boa apresentação!
O FESTIVAL – De agosto a dezembro, são oferecidas oficinas com músicos de destaque, como o violinista João Marcos de Almeida, o pianista Osmar Barutti, o baixista Renato Loyola, o músico Ubaldo Versolato, e o baterista Alexandre Cunha. A programação é acompanhada do psicólogo Luis Xavier, especialista em comportamento de jovens. Em 20 anos de evento Regina Gomes, idealizadora da iniciativa, destaca a melhoria do desenvolvimento dos participantes em suas respectivas escolas. “O intuito é que haja interação entre as escolas, na música e na cultura”, afirma Regina.
No próximo dia 22 de novembro (sexta-feira), o festival será realizado no Ginásio de eventos do Sesc; nessa data, haverá sorteio com a participação da plateia, que poderá participar das modalidades melhor torcida e melhor escolha do festival. Já no dia 13 de dezembro, serão entregues os troféus e medalhas aos vencedores da iniciativa.
O festival Som Maior conta com o apoio do Sesc, Sesi, da fotógrafa Eliete Santos Almeida, da fabricante alemã Elring Klinger, de Ivan Instrumentos Musicais, do laboratório Previlab, Café Morro Grande e da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba.
Texto: Daniela Borges
Edição de texto: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 12/11/2019