Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno do curso de odontologia representa Unimep em programa nacional

Aluno do curso de odontologia representa Unimep em programa nacional

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/08/2011 13h06, última modificação 26/04/2016 15h47

Com a orientação de Nancy Alfieri Nunes (foto), docente da Faculdade de Odontologia, do campus Lins, o estudante Leonardo Toledo Piza Lopes, que cursa o 8º semestre de odontologia da Unimep, teve o trabalho Efeito Genotóxico do Álcool e Tabaco em Células Esfoliadas da Mucosa Bucal selecionado entre os 20 melhores do país no Programa Pesquisador Iniciante em Odontologia. É a primeira vez que a Unimep participa e é selecionada na iniciativa, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). O universitário participou da modalidade pesquisador iniciante em odontologia (PIO). Do evento, pode participar apenas um aluno de cada faculdade de odontologia do país, seja pública ou privada.

Com o resultado, Lopes terá as despesas pagas para apresentar o trabalho na 28ª Reunião da SBPqO, a ser promovida nos dias 3 a 6 de setembro, em Águas de Lindóia. Nesse encontro, o melhor trabalho, dos 20 selecionados, levará o seu autor ao evento anual Student Clinician Award, com todas as despesas e estadia patrocinadas pela American Dental Association (ADA) e Dentsply International. O congresso será promovido em um país da América do Norte, em
data a ser definida. Já os autores dos 2º e 3º lugares recebem premiação em dinheiro.

ESTUDO

No trabalho, Lopes e a orientadora Nancy desenvolveram uma avaliação de micronúcleos em células esfoliadas da mucosa bucal frente a um agente agressor, no caso, o tabaco e o álcool, prevenindo ações carcinogênicas a longo prazo. Para a elaboração do estudo, os unimepianos trabalharam com um grupo de 15 pacientes tabagistas e alcoolistas, 20 pacientes somente tabagistas e 30 pacientes não fumantes e não alcoolistas.

Texto:
Angela Rodrigues