Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno do direito Lins é aprovado em 1º lugar no Ministério Público

Aluno do direito Lins é aprovado em 1º lugar no Ministério Público

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/02/2014 12h03, última modificação 26/04/2016 15h50

O universitário Jean Michel da Silva Fermino, 19, aluno do 5º semestre do curso de direito do campus Lins da Unimep, foi o primeiro colocado no 19º Concurso de Credenciamento de Estagiários do Ministério Público (MP), promovido em dezembro. Fermino participou do concurso concorrendo na área regional de Araçatuba e foi aprovado com a nota 10 (nota máxima). Com o resultado, ele atuará como estagiário nos órgãos do MP, após a convocação dos candidatos aprovados, ainda sem previsão de data. A área de Araçatuba definida pelo estudante na inscrição abrange também os municípios de Lins, Promissão, Getulina e Cafelândia. O resultado foi divulgado em janeiro.

Pela primeira vez participante de um concurso, o estudante conta que a conquista foi resultado de, além de muito estudo, convicção e persistência. Segundo ele, várias questões presentes na prova foram temas de debate nas aulas, tais como vícios do negócio jurídico, na área de direito civil,  sistema de aplicação de medidas de segurança, no campo de direito penal.

“Certa vez, ouvi a lenda de uma jovem francesa, que mesmo pequena e franzina, se dirigia aos aflitos soldados de seu país e dizia: “fui escolhida por Deus para libertar nossa terra dos invasores ingleses”. Por sua convicção e persistência, ela conseguiu a disposição de tropas para lutar contra os inimigos de seu povo. Minha iniciativa foi a mesma utilizada pela jovem francesa: estava destinado a ser aprovado e a obter uma boa colocação. Em suma, o segredo é acreditar”, conta ele.

Dentre as funções que o estudante irá desempenhar estão o atendimento ao público; levantamento de dados doutrinários e jurisprudenciais; controle de movimentação de autos; digitação, registro e arquivo.

APROVADOS

Além de Fermino, também foram aprovados no 19º Concurso, outros quatro alunos de direito do campus Lins: Carla Tayene Cruz, 21, e Flávia Beazim Buranello, 22, ambas do 9º semestre; Maria Márcia Pontes Vanuchi, 19, e Álvaro Paulozzi, 20, ambos do 5º semestre. Aprovada com a nota 9,0, Carla conta que estudou muito a legislação apontada no edital, além de relembrar o conteúdo aprendido no primeiro ano do curso.

“Tudo que caiu no concurso, havia aprendido na faculdade. Só busquei alguns meios de recordar o conteúdo antes de a prova”, destaca a aluna.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/acervo Unimep