Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno do doutorado participa de eventos na Alemanha

Aluno do doutorado participa de eventos na Alemanha

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/01/2011 08h22, última modificação 26/04/2016 15h46

Erik Gustavo Del Conte, 28, aluno do doutorado em engenharia de produção da Unimep e atualmente na Alemanha, retorna ao Brasil em fevereiro de 2011. Ele também integra o grupo de pesquisadores que permaneceu um ano em Berlim, Alemanha, por meio dos convênios entre a Universidade Técnica de Berlim e o Laboratório de Sistemas Computacionais para Projetos e Manufaturas (SCPM).  A história deste unimepiano dá início à série de entevistas, publicada sempre às terças-feiras,  com alunos que participam de projetos de pesquisa em outros países.

O setor é coordenado pelo professor e pesquisador Klaus Schuetzer. Já ao final de seu intercâmbio, Del Conte destaca a produção de artigos nacionais e internacionais e a apresentação do projeto Holistic Optimization of Sculptured Surfaces Manufacturing (HoliMan), no evento Bragecrim Meeting, ocorrido em Berlim. Em português, o título do projeto é Otimização Holística da Manufatura de Superfícies Complexas. Veja os melhores trechos da  entrevista:

Acontece Unimep – Quais foram os principais resultados das pesquisas em Berlim?
Del Conte – As pesquisas deram origem a vários artigos. São eles: um artigo nacional aprovado para publicação na revista Máquinas e Metais, com o título Desenvolvimento de um Sistema para Monitoramento do Desempenho da Usinagem em Altas Velocidades e um artigo nacional para o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), com o título Monitoramento do Processo: Análise da resolução da variável monitorada no CNC aberto.

Além deles, também foi produzido um artigo internacional para o International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM). Estão em andamento, um artigo internacional para a revista Industrie Management, com o título Holistic Optimization of Sculptured Surfaces Manufacturing (HoliMan) e um artigo internacional para o International Congress of Mechanical Engineering (Cobem), com o título sugerido de Análise Dinâmica do Processo de Fresamento. Também participei da apresentação do projeto HoliMan no Bragecrim Meeting, promovido em outubro, em Berlim.

Acontece Unimep – Qual foi o maior aprendizado até o momento?
Del Conte – Na área técnica o maior aprendizado está relacionado com a simulação mecatrônica de máquinas-ferramentas e monitoramento do processo de usinagem.

Edição  e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Acervo pessoal