Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de relações internacionais e docente de direito representam Unimep em simpósio internacional

Aluno de relações internacionais e docente de direito representam Unimep em simpósio internacional

por Angela Rodrigues publicado 25/11/2016 03h00, última modificação 25/11/2016 12h00

O universitário Pedro Henrique Chinaglia, que cursa o 8º semestre do curso de relações internacionais, e a professora da Faculdade de Direito do campus Taquaral, Waleska Cariola Viana, representaram a Unimep no 2º Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. O evento foi promovido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em outubro, por meio do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP.

O evento reuniu mais de 100 representantes de instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras, particulares e públicas, e teve dentre os principais objetivos o de difundir conhecimento integrado sobre a região latinoamericana a partir de distintas perspectivas (política, econômica, social, cultural e dos direitos), além de fortalecer laços acadêmicos entre a rede de pesquisadores latinoamericanistas do Brasil e da região latinoamericana.

A apresentação do trabalho dos unimepianos ocorreu no dia 20, para um grupo de pesquisadores da área de relações internacionais. Waleska e Chinaglia apresentaram o artigo acadêmico Estado Westfaliano versus Estado-Nação e seus reflexos nas colônias da América Latina. Segundo Chinaglia, os principais temas apresentados no trabalho foram a criação do Estado Westfaliano em 1648; a falha desse Estado Westfaliano, no final do século 18, e que legitimou a criação do Estado-Nação, e a análise sobre como esse fato refletiu nas colônias da América Latina. 

“Os debates e as novas pesquisas  expostas no simpósio agregaram valores à minha formação em relações internacionais, principalmente por estarem próximos de minha área de formação acadêmica, o que me permitiu expor e debater determinados assuntos. Também não poderia deixar de citar que a maioria das exposições ocorreu na língua espanhola, o que também permitiu o aprimoramento do conhecimento da língua estrangeira e a oportunidade de ter contato com professores e alunos de vários países da América Latina”, afirma o universitário. 


Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: divulgação
Última atualização: 24/112016