Aluno produz maquete do Empire State e entra para o RankBrasil
Uma maquete com 2,30 metros de altura, que reproduz o edifício norte-americano Empire State Building (ESB), foi produzida pelo estudante do 2° semestre de arquitetura e urbanismo da Unimep, o ararense Luan da Cruz Coelho (foto), 19. O projeto, desenvolvido para a disciplina geometria descritiva e perspectiva, entrou para o livro RankBrasil Recordes Brasileiros por ter sido oficializado pela instituição de mesmo nome como a maior maquete do ESB já produzida manualmente.
A réplica do edifício foi desenvolvida com papelão, tinta látex, massa corrida e lápis aquarela. O autor se dedicou ao projeto por três semanas, período em que chegou a dormir apenas três ou quatro horas por noite, já que, segundo ele, o trabalho exigia precisão e, portanto, bastante esforço. Quis fazer uma maquete que fosse a mais perfeita possível, conta Coelho.
Entrar para a lista dos recordistas brasileiros não foi algo planejado pelo estudante. No entanto, ele estava decidido a elaborar um trabalho complexo que trouxesse um diferencial e se destacasse. Quando escolhi o Empire State Building (para produzir uma réplica), pensei em qual escolha poderia fazer para que esse trabalho não fosse simples, e sim de destaque. Pela história, importância, valor, e também beleza, que o Empire State tem, eu o escolhi, detalha o estudante.
Rankbrasil A maquete produzida por Coelho conquistou a admiração justamente por ter mais de dois metros de altura. A partir disso, o estudante passou a pesquisar se existiam outras réplicas do ESB produzidas com o mesmo material que a dele, e em igual ou maior tamanho. Não encontrou. Foi então que entrou em contato com o RankBrasil Recordes Brasileiros, instituição que analisa e homologa recordes exclusivamente brasileiros. O resultado foi positivo e, em dezembro, a organização irá publicar a conquista de Coelho na obra RankBrasil, o livro dos recordes.
ESB Com 102 andares, o edifício nova-iorquino Empire State Building foi considerado o maior arranha-céu de Nova Iorque por 41 anos e só perdeu o posto com a construção do World Trade Center. Com o atentado de 11 de setembro de 2001, em que as torres foram destruídas, o ESB recuperou o título e o manteve até 2012, data em que foi superado pelo Freedom Tower, um dos edifícios construídos no terreno das antigas Torres Gêmeas. O Empire State Building ganhou fama com o filme King-Kong, em 1933, quando o protagonista do longa-metragem, um gorila gigante, lutou com aviões no topo do edifício.
Texto: Larissa Molina
Fotos: banco de imagens e divulgação
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 29/08/2013