Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno vocalista da Dona Zaíra conta sobre sucesso no SuperStar

Aluno vocalista da Dona Zaíra conta sobre sucesso no SuperStar

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/06/2015 11h40, última modificação 26/04/2016 15h52

Ele já soltou a voz e levou o zabumba em vários lugares do Brasil, participou de parcerias musicais inesquecíveis, como as com Dominguinhos e Hermeto Pascoal, e fez duas turnês pela Europa. Ele é Rafael Arthuso, mais conhecido como Rafael Beibi, vocalista e percussionista da banda piracicabana Dona Zaíra e aluno do 7º semestre do curso de música licenciatura da Unimep. Atualmente, vive um dos momentos mais especiais da carreira. Vocalista da banda Dona Zaíra, Rafael Beibi participa do programa SuperStar, produzido e exibido pela Rede Globo. Na última seletiva do reality-show, o grupo alcançou 85% de aprovação do público e dos jurados. Dentre eles, a do músico Geraldo Azevedo, que teceu vários elogios aos músicos. Confira aqui a última apresentação no programa: http://gshow.globo.com/programas/superstar/

Com o resultado, a banda garantiu participação na próxima etapa do programa e segue na competição. “A participação no SuperStar está levando nosso trabalho pra muita gente. Estar em rede nacional fazendo o nosso trabalho do jeito que a gente acredita é uma grande oportunidade. Agora estamos trabalhando dobrado pra potencializar essa oportunidade!”, afirmou Rafael. O programa SuperStar é exibido sempre aos domingos.

A banda Dona Zaíra, nasceu em 2005 e tem como estilo o forró caipira, além de misturar vários ritmos. Para conhecer mais o som da banda Dona Zaíra, acesse aqui: http://www.donazaira.com.br/ Além de Rafael Beibi, compõem a Dona Zaíra os músicos André, Diego, Matheus, Maicon Araki e Rafael, que também é unimepiano e concluiu o curso de música pela Unimep em 2011. O vocalista fala que as amizades, as experiências vividas na universidade, o conteúdo da graduação e os docentes, que sempre o auxiliaram, tornaram o curso muito importante. Em entrevista exclusiva ao Acontece Unimep, Rafael Beibi conta sobre a repercussão alcançada. Confira os principais trechos:

Acontece Unimep – Como surgiu a participação no programa SuperStar?

Rafael Beibi –
Todo artista quer ser visto e o SuperStar é uma grande vitrine. Além do mais, é um programa que respeita a identidade da banda e tem ótimos profissionais. Ninguém nunca nos censurou quanto ao jeito que fazemos nosso som, quanto aos figurinos e ao sotaque caipira. Todos sempre foram muito generosos. A experiência está sendo fantástica.

Acontece Unimep – Qual foi a expectativa do grupo no início do Superstar e qual é agora?

Rafael Beibi –
Sempre foi o de mostrar nosso trabalho de forma autêntica. Graças a Deus, nossas duas apresentações até agora foram bem aceitas, e todos entenderam a proposta do nosso som. Conseguir 85% dos votos foi maravilhoso e mostrou o quanto nosso público é engajado. Saber que tanta gente acredita na banda é algo que nos deixa emocionados... Queremos seguir até o fim do programa, e vamos continuar trabalhando dia após dia pra melhorar nossa apresentação, emocionar as pessoas e mostrar nosso som com verdade.

Acontece Unimep – Como vê a repercussão alcançada após o programa?

Rafael Beibi –
Foi enorme. O envolvimento das pessoas nas redes sociais multiplicou por 10. Estamos recebendo muitas propostas de show e carinho das pessoas de todo o Brasil e até de outros países. É muito gratificante receber esse feedback.

Acontece Unimep – Vocês têm três discos lançados. Já estão em produção para um próximo trabalho?

Rafael Beibi –
Em curto prazo temos um single a ser lançado no segundo semestre e o mais legal é que recebemos o convite para trabalhar essa música com uma grande produtora musical do Rio de Janeiro. Sobre o CD novo, estamos compondo e queremos lançar algo ainda em 2015. Dessa vez, vamos lançar um disco bem diferente de todos os outros, tanto na forma de gravação quanto na concepção dos arranjos.

Acontece Unimep – Qual recado você daria para a Dona Zaíra, que inspirou o nome da banda?

Rafael Beibi –
O nome “Dona Zaíra” está levando alegria pra muita gente!

Acontece Unimep – Qual é o significado da Unimep para você?

Rafael Beibi –
O curso de música da Unimep é muito importante pra mim. Fiz muitos amigos e conheci outro lado do ensino musical, já que na minha vida de músico sempre estudei com uma abordagem mais prática. Conhecer a pedagogia dos grandes educadores, estudar coral e regência, dentre outras, foram experiências novas e tudo o que é novo contribui demais para o crescimento de qualquer pessoa.

Acontece Unimep – Como concilia os estudos com a agenda da banda?

Rafael Beibi –
Tive que trancar algumas matérias, mas sempre fiz o máximo para estar presente. Quando comecei o curso, a banda viajava muito. Íamos pra Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória. Em muitas vezes, cheguei de viagens longas e fui direto para sala de aula. Aproveito e agradeço todos os professores do curso, que sempre enxergaram meu esforço e me ajudaram onde era possível.

Confira o último clipe lançado pelo grupo Dona Zaíra:

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris