Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos apresentam diversidade da culinária brasileira

Alunos apresentam diversidade da culinária brasileira

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/01/2013 14h57, última modificação 26/04/2016 15h49
Com pratos típicos da culinária brasileira, alunos do 2º semestre do curso de gastronomia, promoveram um buffet com receitas de pratos doces e salgados de várias regiões do país. A atividade ocorreu em dezembro, por meio da disciplina cozinha brasileira, para um público interno da universidade.

Segundo a professora responsável pela disciplina, Maria Angela Severino, o evento teve a finalidade de valorizar a culinária brasileira, mostrando aos convidados os ingredientes típicos regionais e o modo de preparo de cada alimento. Divididos em seis grupos, os estudantes prepararam e serviram pratos típicos, doces e salgados, das regiões brasileiras norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, além das regiões caiçara e tropeira. Dentre as receitas preparadas estiveram: tapioca de caipirinha, lombo de pirarucu na cama de farinha d’água com taioba, pastelzinho goiano, chuvisco com geleia de amora, pato com repolho roxo, arroz caiçara e sorvete de café.

Experiência – “A participação na atividade acarreta uma boa experiência para o currículo e é relevante para a minha carreira profissional”, destacou o aluno Geovani Henrique Bortolozzo, 18, membro do grupo que preparou os pratos da região centro-oeste. Já para o integrante do grupo da região sul, Jerferson Santos da Silva, 22, o evento foi como uma mostra da gastronomia do Brasil. “Pudemos mostrar o quanto o Brasil é rico na questão gastronômica, com variados tipos de frutas naturais e carnes. O buffet serviu como um aprendizado para os alunos e também ao público sobre a diversidade da culinária brasileira”, afirma Silva.

O evento também foi a despedida do aluno intercambista Kaaku Ikeda (foto), 21, da cidade de Nagakasi, Japão, que desde agosto permaneceu no campus Taquaral para frequentar disciplinas nas graduações de educação física e gastronomia. “O curso de gastronomia foi muito importante para mim, pois pude aprender a cozinhar e a preparar diversos pratos da gastronomia brasileira”, conta Ikeda, que, para o buffet, preparou pratos da cozinha japonesa.

Texto: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes