Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos apresentam trabalhos no Seminário de Pesquisa e Ensino do curso de história

por Angela Rodrigues publicado 07/10/2019 02h00, última modificação 04/05/2020 17h17

Os estudantes recém graduados do curso de história (licenciatura) da Unimep apresentam, nos próximos dias 9 e 10, os resultados de trabalhos desenvolvidos ao longo da graduação. A iniciativa ocorre com o 20º Seminário de Pesquisa e Ensino do Curso de História - “Jornadas do Patrimônio Paulista”.

Os encontros ocorrem a partir das 19h30, no anfiteatro do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes em Piracicaba. O evento é aberto a todos os interessados. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição. Posteriormente, serão emitidos certificados aos participantes.

Ao longo do Seminário, serão apresentados oito trabalhos de ex-alunos, que estarão acompanhados pelos respectivos orientadores dos projetos. “A intenção é socializar os melhores trabalhos de produção de conhecimento histórico e os projetos de ensino desenvolvidos em 2018”, destaca a professora e coordenadora da graduação, Virginia Camilotti.

PROGRAMAÇÃO – No dia 9 outubro (quarta-feira), os ex-alunos apresentam planos de ensino desenvolvidos na disciplina de estágio. Na programação, Gabriel Trecco de Arruda Leme explana sobre “O legado da Segunda Guerra Mundial – ensino de história no EJA”, e Taiane Gomes Meço fala sobre “A atração pela violência na contemporaneidade: desafio que o professor precisa enfrentar” com supervisão da professora Virginia Camilotti.

Também no dia 9, Luis Henrique Abilla Carboni Júnior aborda “A Polícia Política e a Perseguição aos Comunistas na Era Vargas” e “Mario Passini e os Trabalhadores de Piracicaba: Sindicalistas Revolucionários e Comunistas (1919 e 1935)”. Já Livia Santos Carrara apresenta o trabalho “Ditadura Civil-Miliar Brasileira: o papel da MPB no regime”, sob supervisão do professor Uassyr de Siqueira.

No dia 10 outubro (quinta-feira), serão apresentados trabalhos de conclusão de curso (TCC) e pesquisa histórica. Gabriela Viccino apresenta “Ruanda – representação de um massacre”, e Matheus Batista Agostinho fala sobre “Ditadura civil-militar e a doutrina de Segurança Nacional no Brasil (1964-1985)”, sob orientação do professor Raimundo Donato do Prado Ribeiro.

Na sequência, também no dia 10, apresentam Taiane Gomes Melo sobre “A representação iconográfica do personagem histórico Antonio Correa Barbosa nas obras de Alberto Thomazi e Archimedes Dutra”, e Amanda Martins Conrado, com o tema “As mulheres viajantes no final do Brasil Imperial: um estudo sobre a visão do estrangeiro no relato de Ina von Binzer”, sob orientação da professora da graduação, Valéria Alves Esteves Lima.

ANOTE – Seminário de Pesquisa e Ensino do Curso de História 2019 – “Jornadas do Patrimônio Paulista”. Dias 9 e 10 de outubro, a partir das 19h30, no anfiteatro do  Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro, Piracicaba). Entrada gratuita.

Texto: Daniela Borges
Fotos: acervo do curso de história
Última atualização: 02/10/2019