Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos conquistam o campeonato sul-americano de kung fu

Alunos conquistam o campeonato sul-americano de kung fu

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 02/08/2013 09h49, última modificação 26/04/2016 15h50

Os alunos do curso de educação física da Unimep: Jeferson Gustavo Biscalchin, 23, do 8º semestre, e Paulo Augusto Medeiros, 23, do 6º semestre (educação física-licenciatura), conquistaram os títulos de campeões do 5º Campeonato Sul-Americano de Kung Fu. O campeonato ocorreu dos dias 3 a 7 de julho, em Buenos Aires, Argentina.

Na competição, Paulo Medeiros participou de três combates na categoria adulto até 74 quilos, da qual participaram oito lutadores. Gustavo Biscalchin se tornou campeão sul-americano na categoria até 62 kg. Os dois atletas lutam na modalidade denominada shuaijiao (luta de projeção chinesa), e se consagraram campeões nas lutas finais contra argentinos, conta Biscalchin.

Os atletas pertencem à Associação Piracicabana de Kung Fu e atualmente fazem parte da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu.

Conquistas – “Disputar a final da competição contra um argentino, na Argentina, é algo totalmente diferente. A rivalidade entre os dois países é como no futebol, essa vitória em cima de um argentino na \"casa\" do adversário tem um gostinho especial”, conta o atleta.

Para poderem participar deste campeonato, os alunos disputaram antes o campeonato paulista, que garantia vaga para o brasileiro. “Tendo disputado o campeonato brasileiro, o atleta pode ser convidado a participar dos treinos da seleção brasileira de kung fu. Esses treinos ocorrem ao longo do ano e, neles, os atletas são observados. Quando a competição está próxima, é realizada uma convocação dos atletas que irão participar das competições internacionais”, detalha Biscalchin.

Esta foi a primeira vez que os atletas viajaram para uma competição internacional. “Foi uma experiência única, percebia uma grande diferença cultural e no método de luta de meus adversários. Além disso, o nível de competitividade e técnica dos atletas foi bem alto”, afirma Medeiros.

Texto: Jéssica Rodrigues
Edição de texto: Angela Rodrigues