Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da Feau preparam baja para competição

Alunos da Feau preparam baja para competição

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/03/2012 08h00, última modificação 26/04/2016 15h48

Um grupo de 12 alunos dos cursos de engenharia mecânica, produção, industrial mecânica e de controle e automação da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep, aproveitou as férias para colocar em prática o aprendizado obtido nas salas de aula e laboratórios. Desde dezembro, munidos de máquinas de solda, torno, fresa e furadeiras, dentre outras ferramentas, eles estão envolvidos com a construção e montagem de um baja (veículos construídos para competições entre estudantes de engenharia). O objetivo é participar da 18ª Competição Baja SAE Brasil, que ocorre nos dias 22 a 25 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) de Piracicaba. 

O capitão da equipe, Guilherme Furlan Justti, aluno do 9º semestre curso de engenharia industrial mecânica, conta que alguns dos diferenciais idealizados para o carro para a competição deste ano são as planos para diminuir 50kg do veículo, que pesa aproximadamente 250kg. “Estamos refazendo o carro, tentando diminuir o peso e otimizar as suspensões. Quanto mais leve conseguirmos deixar o carro, mais rápido ficará”, afirma. 

Além dele, compõem a equipe Baja Unimep, os universitários: André Marmirolli, Luiz Felipe Souza de Camargo, Guilherme de Melo Miranda, Cainã Prati Moreira, do curso de engenharia mecânica; Aguinaldo Peruchi Junior, aluno de engenharia de produção; Nelson Henrique Albertine, Pedro Henrique Bragaglia, Luiz Eduardo Bigoto e Fernando Spagnol, do curso de engenharia industrial mecânica e também Henrique Galdino dos Santos e Renato Sanchez de Lima, alunos de engenharia de controle e automação. A equipe conta ainda com a colaboração de José Carlos Bombecini Júnior e Lucas Bonimasso Martins da Silva.

Com a volta às aulas, o grupo passou a dedicar o período noturno para os últimos preparativos do veículo. Eles trabalham sob coordenação do docente da Feau, Newton Landi Grillo. 

A 18ª Competição Baja SAE Brasil é promovida pela SAE Brasil, associação sem fins lucrativos que reúne engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia terrestre, marítima e aeroespacial. Ao todo, a competição reunirá 71 carros, construídos por cerca de 1,4 mil estudantes de engenharia de 57 instituições de ensino de vários Estados brasileiros.


ANOTE - 18ª Competição Baja SAE Brasil. Dias 22 a 25 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) de Piracicaba (rodovia SP 135, km 13,5, sem número, Bairro Tupi, Piracicaba). Informações no: http://www.saebrasil.org.br/eventos/ProgramasEstudantis/site/baja2012/index.html

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes 
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 16/03/2012

registrado em: