Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da gastronomia servem cardápio em feira livre de Piracicaba

Alunos da gastronomia servem cardápio em feira livre de Piracicaba

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/05/2011 07h12, última modificação 26/04/2016 15h47

De uma atividade prática da disciplina do curso de gastronomia da Unimep, o projeto Chef na Feira, promovido pelos alunos do 3º semestre, foi além e possibilitou outras ações.  Esta foi a avaliação da coordenadora do curso,  Tatiane Santos Thon, sobre a iniciativa, promovida uma vez por mês no Varejão da Paulista.  Nele, os alunos servem gratuitamente à comunidade, aproximadamente 300 porções de pratos planejados.  Outras duas edições estão programadas para os dias 28 de maio e 11 de junho, no mesmo local. 

A proposta do curso é trazer pratos de culturas diversas para mostrar formas diferentes de preparar os alimentos encontrados na feira. Tatiane atribui a repercussão positiva do evento, justamente pelo fato de o mesmo permitir outras formas de verificação do aprendizado dos universitários e aproximar a universidade da comunidade. Segundo ela, os alunos são os responsáveis por todas as etapas do evento. 

“Eles planejam a atividade para o dia e pensam no cardápio a ser preparado e servido. Em seguida, elaboram a ficha técnica do prato, bem como uma lista para os ingredientes a serem utilizados. No dia, eles preparam o cardápio e servem à comunidade”, detalha.
 
Além do preparo dos alimentos, os estudantes também têm de responder perguntas e esclarecer a comunidade sobre os pratos. “É uma oportunidade para mostrar o aprendizado”, completa a docente.

A iniciativa também permite divulgar os produtos regionais e incentivar o consumo de hortifrutis pela população. Tatiane, que faz parte do movimento Slow Food - associação internacional criada na década de 80 em resposta aos efeitos do fast food -, conta que a concepção da iniciativa ocorreu junto a um grupo de cozinheiros, professores e pesquisadores ligados ao movimento.

Texto: Angela Rodrigues
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina 
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 09/05/2011

registrado em: