Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da pós publicam artigo no Journal of Sports Science

Alunos da pós publicam artigo no Journal of Sports Science

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/05/2014 11h13, última modificação 26/04/2016 15h51

A utilização do equipamento banda elástica no treinamento físico aumenta a produção de força nos exercícios de agachamento. A conclusão é fruto de uma pesquisa assinada por oito alunos dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e em Ciências do Movimento Humano da Unimep e pelos docentes Paulo Henrique Marchetti (foto ao lado), professor da graduação de educação física e dos cursos de mestrado e doutorado em ciências do movimento humano, e Guanis de Barros Vilela Júnior (foto abaixo), docente e coordenador do curso de mestrado em educação física da Unimep.

O resultado da pesquisa foi publicada no artigo Efeitos Agudos na Força Isométrica Máxima Durante o Agachamento Com e Sem Banda Elástica no Joelho, divulgado em março, na edição 4 da publicação International Journal of Sports Science.

Os alunos que assinam o texto são Willy Andrade Gomes, Érica Paes Serpa, Enrico Gori Soares, Josinaldo Jarbas da Silva, Daniel Corrêa, Fernando Henrique Domingues de Oliveira, Francisco de Abreu Neto e Gustavo Martins, todos componentes do Grupo de Pesquisa em Performance Humana da Unimep.

Além de a conclusão, o docente Paulo Marchetti conta que existem dois tipos de banda elástica no mercado e ambas se mostraram efetivas no aumento da força, mas não apresentaram diferenças. Isto pode auxiliar na correta escolha do uso ou não deste tipo de equipamento, assim como qual dos tipos utilizar.

NA PRÁTICA

Contato com a pesquisa, coleta de dados e produção de textos são algumas das ações que Érica Paes Serpa, aluna do programa de mestrado em educação física da Unimep, enumera.  Além de a co-autoria, Érica também participou da elaboração do projeto e da coleta de dados para a pesquisa.

“A publicação em uma revista internacional engradece e valoriza o currículo de alguém que como eu está buscando se tornar uma pesquisadora. Além disso, ter por perto um orientador experiente como o prof. Paulo Marchetti nos transmite confiança, assegurando o aprendizado correto das técnicas que usamos nas pesquisas”, afirma Érica.

Para o aluno Willy Andrade Gomes, que também participou da elaboração da metodologia utilizada, da coleta e análise dos dados, do desenvolvimento da discussão e da revisão de literatura, o artigo “proporcionará maior visibilidade quanto ao tema, dessa forma podemos nos tornar referências no assunto, pois ele é parte de um conjunto de pesquisas que estamos realizando. Quanto à trajetória profissional, acredito que nosso artigo é de total relevância prática e espero que possamos contribuir com informações importantes quanto a utilização do equipamento”, destaca Willy.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris/Fábio Mendes