Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da Unimep podem acessar gratuitamente portal Periódico Capes

Alunos da Unimep podem acessar gratuitamente portal Periódico Capes

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/12/2010 13h45, última modificação 26/04/2016 15h46

A Unimep está em um restrito grupo de universidades brasileira que têm acesso gratuito ao Portal Periódico Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma biblioteca virtual que reúne artigos científicos, das mais diversas áreas. A ferramenta é tem publicadas 22.525 periódicos internacionais e nacionais. A oportunidade se deve ao fato de o programa de pós-graduação da Unimep ter obtido conceito máximo na avaliação da Capes. 

Estudantes da instituição podem ter acesso ao portal, na íntegra, apenas dentro da universidade. Para isso, basta clicar no ícone “periódicos”, disposto à direita da página da Unimep ou ir diretamente no link http://novo.periodicos.capes.gov.br 

De acordo com a coordenadora das bibliotecas da Unimep, Rosangela Aparecida Lobo, antes o portal apresentava dificuldades para a execução de buscas, porém, o site passou por alterações. “Hoje é mais simples utilizar o Periódicos Capes que é uma ferramenta de excelente qualidade e relevância para pesquisas acadêmicas. É um ambiente seguro para obter informações e enriquecer a bibliografia de trabalhos das diversas áreas de estudo”, afirma.

DICAS – De acordo com a bibliotecária, o primeiro passo é se cadastrar no portal. Tal ação pode ser feita no ícone “Meu Espaço”. Uma vez realizado o cadastro, com a nova interface do portal, é possível criar alertas, ou seja, registrar quais são os assuntos de interesse do usuário. Dessa forma, sempre que o portal receber novos artigos relacionados à solicitação do pesquisador, ele será informado. 

Outra dica é utilizar palavras em inglês para efetuar as buscas, já que essa forma faz com que os resultados dupliquem.

ANOTE - Estudantes que tiverem dúvidas sobre o uso do Periódicos Capes, ou que desejarem receber outras dicas, podem agendar um horário para treinamento no e-mail ralobo@unimep.br. 

Texto: Larissa Molina
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 27/12/2010

registrado em: