Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de arquitetura e urbanismo levam cor e arte em escola por meio do programa Unimep na Comunidade

por Angela Rodrigues publicado 20/06/2018 02h00, última modificação 05/10/2021 10h23

Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil “Angela Sbrogio Furlan”, localizada no bairro Jardim Esplanada, em Piracicaba, irão encontrar nova arte, mais cores e beleza na escola ao retomarem as aulas em agosto. Por meio do programa Unimep na Comunidade, sete universitários dos 3º e 5º semestres do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep realizaram nova pintura e criação de arte para o muro da escola. A iniciativa, desenvolvida nos últimos dias 16 e 23, foi voluntária, e fez parte das atividades de cidadania; educação, arte e cultura, e saúde, realizadas com a edição, em maio, do programa Unimep na Comunidade.

“Tivemos apenas quatro horas para acabarmos a atividade, entre fazer os esboços com giz na parede, organizar a função de cada participante na atividade, preparar os materiais de pintura e a execução do mural. Mas, após o trabalho concluído, saímos com o sentimento que estávamos colaborando para o rompimento da rotina de quem passaria por ali, deixando o cenário mais bonito para aquela comunidade”, conta Bruno Franco Melo e Silva, aluno do 8º semestre da graduação e, que ao lado da estudante Rafaela Saito, foi um dos idealizadores da arte.

Criada por eles, a pintura foi realizada pelos estudantes de arquitetura e urbanismo: Beatriz Moretti Furlan, Camila Melo, Kauane Christofoletti, Giovanni Venturi Ascêncio e Guilherme Vitória. A ação contou com a coordenação dos docentes: prof. Lucas Ricardo Cestaro, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo.

De acordo com o coordenador, participar dessa iniciativa é muito importante para a formação do aluno. “A atividade permite aos mesmos se envolverem com uma situação real, conhecendo a realidade social e darem assim sua contribuição à comunidade, aplicando parte dos conhecimentos obtidos na faculdade para fora dos muros da universidade. Já para a comunidade, o resultado traz mais vida, mais cor para a escola, deixando o local mais atrativo para as crianças que ali estudam”, afirma Cestaro.

EXPERIÊNCIA – Para o aluno Bruno, participante do Unimep na Comunidade pela primeira vez, a experiência foi marcante. “Acredito que a arte em lugares públicos seja um escape para a monotonia cotidiana da cidade e faz com que a comunidade que convive nesse ali possa se apropriar desse espaço. É gratificante pensar que ajudamos tornar aquele espaço em um lugar mais agradável e inspirador”, destaca ele.

O estudante conta que a inspiração para o desenvolvimento da arte no muro surgiu com as próprias crianças da escola. “Ao desenvolvermos os desenhos que iriam para o muro, resolvemos criar figuras rudimentares de cores vibrantes as quais as crianças da escola pudessem reproduzi-las. Escolhemos folhas e flores com o objetivo de aguçar a curiosidade e carinho à natureza”, afirma.

EXTENSÃO – Desenvolvido pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep, por meio do Núcleo de Estudos e Programas em Educação e Direitos Humanos, o programa Unimep na Comunidade tem como proposta oferecer atendimentos gratuitos e apresentar melhorias aos moradores e comunidade residentes em distintos bairros de Piracicaba.

A edição do Unimep na Comunidade realizada em maio reuniu 43 alunos, além de professores e funcionários da universidade.

No total, mais de 100 pessoas foram atendidas em ações distintas e gratuitas. No campo da cidadania, foram promovidas ações relativas ao universo do envelhecimento e a oficina do curso de gastronomia - Aproveitando melhor os alimentos do cotidiano, com o chef Fernando. No segmento de educação, arte e cultura, foram realziadas apresentação de teatro; atividades educativas e pedagógicas para crianças e adolescentes; jogos cooperativos e contação de histórias, dentre outras. E, na área da saúde, os alunos de distintos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde da Unimep realizaram gratuitamente aferição de pressão; teste de glicemia; pesagem e medição de altura; orientação nutricional e orientação sobre os fitoterápicos.

As ações do programa Unimep na Comunidade serão retomadas no próximo semestre.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Isabella Paiva