Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de ciências biológicas participam de atividade de campo em parque estadual

por Angela Rodrigues publicado 22/11/2016 05h00, última modificação 22/11/2016 15h19

Reconhecimento de ecossistemas costeiros existentes em praia, manguezal e mata de encosta, dentre outros locais, e, também, desenvolvimento de projetos de pesquisa. Essas foram as principais atividades realizadas por 49 alunos dos 6º e 8º semestres do curso de ciências biológicas da Unimep, duas unimepianas graduadas e as professoras do curso: Cibele Perina Aguiar e Sílvia Regina Gobbo, em atividade de campo, promovida em outubro no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. O parque está localizado no município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo.

As ações fizeram parte da disciplina Atividade de Campo da graduação, ministrada pelos professores Maria Eliana Navega Gonçalves e Victor Augusto Forti. Maria Eliana conta que os alunos visitaram o local para, em seguida, elaborar projetos em sala de aula. “Os estudantes escolhem o ecossistema em que deverão trabalhar e o assunto. No 1º dia, foi feito o reconhecimento dos ecossistemas em que serão desenvolvidos os projetos, e, no 2º dia, os estudantes fizeram a coleta dos dados. A análise desse material prossegue ao longo das aulas. O produto final é a elaboração de artigo, a ser apresentado para toda a classe”, destaca a docente.

Todas as atividades desenvolvidas no Parque Estadual Ilha do Cardoso foram acompanhadas por monitores locais.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina