Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de ciências contábeis conquistam aprovação em exame

Alunos de ciências contábeis conquistam aprovação em exame

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 02/12/2014 13h00, última modificação 26/04/2016 15h51

Vinte alunos do 8º semestre do curso de ciências contábeis da Unimep foram aprovados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de São Paulo. Nesse grupo estão estudantes aprovados quando ainda cursavam o 7º semestre da graduação, pelo fato de o exame ser aplicado duas vezes ao ano, em março e setembro.

De acordo com a professora Miltes Angelita Machuca Martins, coordenadora do curso de ciências contábeis da universidade, a aprovação é requisito para obter o registro profissional do Conselho Regional de Contabilidade e exigência para exercer a profissão. Sem ele, é possível iniciar a trajetória profissional como auxiliar ou estagiário, no entanto, para responder ou assinar relatórios contábeis como balanço patrimonial, laudo pericial, dentre outros, é preciso ter o registro profissional.

“O objetivo do exame de suficiência é garantir que o profissional contábil entre no mercado com o conhecimento necessário para o exercício das suas atribuições. Para os alunos, a aprovação significa já contemplar o conhecimento necessário para atuar na profissão, embora para obter o registro profissional tenha que apresentar também o diploma de bacharel em ciências contábeis. Trata-se, portanto, de uma vitória para os estudantes e para o curso, que demonstra que seu projeto pedagógico está em sintonia com as necessidades da profissão”, destaca Miltes.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal