Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de Cinema e Audiovisual participam de Oficina de Maquiagem Cênica

Alunos de Cinema e Audiovisual participam de Oficina de Maquiagem Cênica

por Angela Rodrigues publicado 04/11/2022 05h00, última modificação 04/11/2022 17h33

 

Alunos do 6º semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Unimep participaram, no último dia 17 de outubro, da Oficina de Maquiagem Cênica com Habilidades em Próteses Cênicas e Efeitos Especiais, realizada pelo maquiador cênico Carlos Machado. A iniciativa fez parte das atividades práticas da disciplina Direção de Arte, ministrada pela professora Ana Camilla de Negri Kantovitz.

Conforme conta Ana Camilla, a proposta da atividade foi trazer um profissional da área de maquiagem de teatro e cinema para mostrar ao aluno, na prática, como transformar o personagem, conforme o requerido pelo diretor e a proposta inserida no roteiro. “Dependendo da história a ser contada, é preciso envelhecer ou rejuvenescer o personagem, criar um zumbi, um monstro ou qualquer tipo de criatura, produzir ferimentos, queimaduras, etc”, detalhou ela. 

TRABALHO DE EQUIPE - Segundo conta a docente, toda imagem que vemos no audiovisual é resultado de trabalho da equipe de direção de arte. Isso inclui desde os cenários, figurinos, objetos em cena até maquiagem e penteados. A direção de arte compõe áreas diversas e, por isso, é preciso ter profissionais especialistas de áreas diversificadas.

“A oficina foi realizada para mostrar a parte do que chamamos de maquiagem de efeito. Vai desde esconder uma espinha que apareceu no personagem (e se ele está gravando a mesma cena por vários dias pode configurar erro de continuidade) até criar efeitos especiais em cima do personagem, como aumentar o nariz usando próteses de efeitos, colocar olheiras, deixar careca, deixar a orelha pontuda se formam elfo”, afirmou Ana Camilla.

Sobre a participação dos alunos na atividade, ela destacou que os estudante puderam acompanhar de perto como “trabalhar maquiagem de efeito, conhecer os tipos de materiais usados, para qual finalidade e produzir seus próprios trabalhos de maquiagem, cujos resultados foram fotografados nos estúdios do laboratório de comunicação da Unimep”.

Confira mais fotos da atividade aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5960096200690531&type=3

 

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: Nei Santos
Última atualização: 24/10/2022