Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de comunicação conquistam seis premiações no Intercom Sudeste

Alunos de comunicação conquistam seis premiações no Intercom Sudeste

por Angela Rodrigues publicado 16/07/2018 05h00, última modificação 19/07/2018 15h02

Seis projetos assinados por alunos de distintos cursos de comunicação da Unimep foram premiados no Intercom Sudeste - Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, e estão selecionados para a etapa nacional do evento. Com a conquista, a Unimep é uma das duas instituições com mais trabalhos vencedores na fase regional do Intercom e terá os unimepianos líderes dos projetos como participantes do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado em setembro, em Joinville.

As premiações conquistadas pelos alunos ocorreram ao longo da 23ª edição da Expocom - Mostra da Pesquisa Experimental em Comunicação, Intercom Júnior e Divisões Temáticas, promovida no início de junho, na Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), em Belo Horizonte (MG). Já o congresso nacional ocorre entre os dias 2 e 8 de setembro, em Joinville (SC).

A conquista, conforme destaca o prof. Belarmino César Guimarães da Costa, diretor da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep (FCI), foi “sensacional”. “Houve premiações em áreas da comunicação e do audiovisual que irão representar a região sudeste no evento nacional, sendo que os trabalhos e as pesquisas realizados indicam inovações de formatos e de linguagem, colocando a Unimep, por meio da Faculdade de Comunicação e Informática (FCI) como referência de qualidade”, afirma o professor.

O estudante de cinema e audiovisual, Calebe Jangrossi Corrêa, que teve projeto premiado em duas categorias, destaca que essa conquista significa “a realização de tudo o que vivemos e aprendemos nos quatro anos de curso. Esse reconhecimento é muito gratificante, e esperamos, agora, que ocorra nacionalmente”, afirma ele, em relação ao congresso nacional.

Também para a aluna do curso de fotografia, Mariana Poloni Deltreggia, que, em 2017, também teve trabalho selecionado para a fase nacional do Intercom, o resultado é muito importante. “Vemos como grande realização podermos representar a região sudeste. Além disso, o projeto premiado envolveu etapas desafiadoras ao longo de sua produção e, por esse motivo, essa conquista traz também o sentimento de superação”, afirma a universitária.

PREMIADOS – Do total de 17 trabalhos apresentados pelos alunos e docentes de comunicação da Unimep na Expocom, foram premiados: três projetos assinados por alunos de cinema e audiovisual (imagem acima à esquerda); um trabalho dos alunos de publicidade e propaganda; e dois projetos de estudantes de fotografia. Confira as produções vencedoras nas distintas modalidades:

Filme de ficção - o projeto premiado foi Um Beijo para Sofia, assinado pelos estudantes de cinema e audiovisual: Calebe Jangrossi Corrêa, Lilian Bison e Felipe Medeiros.

Produção Audiovisual para Mídias Digitais – a produção premiada foi Os Pássaros já Não Cantam Mais, assinada pelos estudantes de cinema e audiovisual: Marco Aurélio de Sousa Junior, Ana Paula Gomes, Otávio Penteado Mandrá, Laís Peterlevitz e Julia Dalfré.

Fotografia em movimento – nessa modalidade, levaram o prêmio os estudantes de cinema e audiovisual: Otávio Penteado Mandrá, Marco Aurélio de Sousa Junior e Felipe Medeiros, com o trabalho desenvolvido para o filme Um Beijo para Sofia.

Ensaio Fotográfico Artístico – o projeto Intrínseco, desenvolvido pelas estudantes de fotografia, Mariana Poloni Deltreggia, Amanda Bianca Pereira e Isabella Monteiro da Rocha Ramos foi o premiado nessa categoria.

Publicidade em Mídia Digital – o projeto Pequenos Gestos, desenvolvido pelos estudantes de publicidade e propaganda Felipe Fogaça Forti, Maria Julia Chequito e Mateus Vicentini (imagem ao lado à direita) foi o vencedor dessa modalidade.

Fotonovela - o trabalho vencedor foi Receptáculo, também produzido pelas estudantes de fotografia Amanda Bianca Pereira, Mariana Poloni Deltreggia e Isabella Monteiro da Rocha Ramos.

Além dos trabalhos produzidos por alunos dos cursos apontados acima, também foram apresentados na Expocom sete projetos elaborados por estudantes de jornalismo.

As produções foram orientadas por docentes e coordenadores da Faculdade de Comunicação e Informática: prof. Paulo Roberto Botão, coordenador de jornalismo; prof. Luiz Antonio Veloso Siqueira, coordenador dos cursos de cinema e audiovisual e de rádio, TV e internet; pela profª Cybelle Angelique Ribeiro Tedesco, coordenadora de fotografia; e prof. Renato Elston Gomes, coordenador de publicidade e propaganda.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo pessoal de alunos e docentes da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep
Última atualização: 27/06/2018