Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de contábeis conquistam desempenho superior às médias estadual e nacional no Exame do Conselho Federal de Contabilidade

Alunos de contábeis conquistam desempenho superior às médias estadual e nacional no Exame do Conselho Federal de Contabilidade

por Angela Rodrigues publicado 18/02/2021 05h00, última modificação 18/02/2021 20h52

Após a conclusão do curso de ciências contábeis, o profissional contador precisa comprovar o conhecimento para exercer a profissão e obter o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Esses processos ocorrem com a aprovação do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).  

Em 2020, os alunos graduados em Ciências Contábeis pela Unimep realizaram esse exame e conquistaram aprovação superior às alcançadas pelos profissionais nas esferas estadual e nacional.  

O índice de aprovação dos unimepianos no Exame de Suficiência do CFC foi de aproximadamente 70%, enquanto a média de aprovação dos profissionais contadores do Estado de São Paulo e do país obtida foi de aproximadamente 40%.  

Desde 2013, os estudantes graduados na Unimep mantém esse índice de aprovação acima das duas médias (estadual e nacional). 

Para a coordenadora da graduação na Unimep, a professora Lucinéia Fernanda Barbosa Belluca, o bom desempenho alcançado pelos alunos é fruto da dedicação de professores, alunos e funcionários da universidade, que estão dedicados ao projeto educacional da Unimep. “Além disso, é reconhecida a qualidade do curso e de seus estudantes por meio de distintos indicadores de qualidade e rankings de cursos de graduação – CPC 4; ENADE 3; e 4 estrelas no Guia da Faculdade Quero”, afirma ela. 

A coordenadora também destaca que o Exame de Suficiência, regulamentado pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade desde 2015, pode ser realizado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis. “A aprovação nesse exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade”, afirma.  

DIFERENCIAIS – Além do índice de aprovação superior ao do Estado e do país, outros rankings de diferentes avaliadores, órgãos e instituições evidenciam a qualidade e reconhecimento do curso de Ciências Contábeis da Unimep.  

Em 2019, a graduação foi avaliada com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4, equivalente a muito bom, conferido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O CPC, que vai de 1 a 5, é indicador prévio da qualidade dos cursos de graduação no Brasil.  

Também no Guia da Faculdade 2019, elaborado pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com a startup Quero Educação, o curso de Ciências Contábeis foi classificado com 4 estrelas, ranking equivalente ao desempenho muito bom. 

Já no último Enade (2018), a graduação obteve o conceito 3 no exame de avaliação de desempenho dos estudantes. Esse ranking também varia de 1 (conceito mínimo) a 5 (conceito máximo) e avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências para atuação profissional e os conhecimentos sobre a realidade nacional e internacional. 

Juntamente com esses diferenciais, o curso de ciências contábeis da Unimep conta com distintas parcerias com órgãos públicos e privados para a realização de estágios; corpo docente altamente qualificado; e infraestrutura, que oferece aos estudantes laboratórios equipados com os softwares mais modernos e utilizados no mercado. 

TRAJETÓRIA – Na Unimep, o curso de ciências contábeis teve início em 1975, ou seja, há mais de 45 anos gradua contadores. O projeto político pedagógico do curso passou por várias reformulações para oferecer a melhor formação ao estudante. Todas as alterações são regulamentadas por leis, diretrizes e normas indicadas por órgãos como o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Câmera de Educação Superior (CES), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); o Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), dente outros.   

Já no ambiente interno, a graduação também é pautada pela Política Acadêmica da Unimep, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e suas políticas, o Estatuto, o Regulamento do Conselho Universitário, o Regulamento da Gestão Institucional, o Regulamento da Gestão do Ensino e do Processo Didático-Pedagógico, portarias e resoluções do Conselho Universitário, dentre outros documentos. 

 

 

Edição de texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Foto: banco de imagens Unplash/Scott Graham
Última atualização: 11.02.2021