Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de contábeis realizam consultoria para pequenas empresas

Alunos de contábeis realizam consultoria para pequenas empresas

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/04/2011 07h56, última modificação 26/04/2016 15h47

Seis microempresas de Piracicaba foram selecionadas para participarem gratuitamente do projeto de consultoria contábil promovido pelo curso de ciências contábeis da Unimep  em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O trabalho é realizado por 38 alunos do último ano, sob a orientação de professores, e tem como objetivo auxiliar o pequeno empresário na gestão do próprio negócio. Em funcionamento desde 2005, mais de 300 alunos participaram do projeto e 56 empresas foram atendidas. 

“A interação com a realidade empresarial contribui, sobremaneira, para implementar o projeto pedagógico do curso e  para a formação de contadores conscientes de sua responsabilidade e função junto às pequenas empresas. Ao longo desses anos em que desenvolvemos o projeto, os empresários avaliaram positivamente e com satisfação o nosso trabalho”, destaca a coordenadora do curso de ciências contábeis, Miltes Angelita Machuca Martins. 

Dentre as empresas que recebem atendimento neste ano estão supermercados, salão de beleza, comércio de sistemas de informação, oficina mecânica, comércio de equipamentos de informática e comércio de produtos de beleza. São selecionados apenas empreendimentos associados à Acipi, que possuam características de pequena empresa e sejam da área de serviço ou comércio.

PROJETO 

O projeto tem como objetivo gerar um diagnóstico da empresa na perspectiva econômica e financeira. Os alunos desenvolvem relatórios que avaliam se o negócio desenvolvido é lucrativo, se tem capacidade de gerar caixa, bem como orienta sobre o faturamento requerido para a empresa não atuar em situação de risco. Também é analisado como estará a saúde financeira e econômica do empreendimento no final de 2011. 


Texto: Larissa Molina
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Fotos: Divulgação
Última atualização: 04/03/2011 

registrado em: