Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de design gráfico têm trabalhos selecionados para Prêmio Design MCB

Alunos de design gráfico têm trabalhos selecionados para Prêmio Design MCB

por Angela Rodrigues publicado 19/12/2019 08h00, última modificação 19/12/2019 17h31

Dois alunos do 4º semestre do curso de design gráfico da Unimep, Jaqueline da Silva Pimentel (imagem à esquerda) e Lucas Davi Soares Bom, tiveram trabalhos selecionados como finalistas para o 33º Concurso do Cartaz do Prêmio Design MCB (Museu da Casa Brasileira), uma das mais prestigiadas premiações da área e que antecede o 33º Prêmio Design MCB. O trabalho, produzido por eles para a matéria de design e linguagens visuais da graduação, fará parte da tradicional mostra do concurso, que é composta por uma peça vencedora, dois segundos lugares e outros 43 trabalhos selecionados entre 428 inscritos de 18 estados do Brasil.

O Concurso do Cartaz é realizado anualmente com o intuito de incentivar o design gráfico e revitalizar a importância do cartaz enquanto peça gráfica central em campanhas de divulgação. A mostra do concurso, em exposição no Museu da Casa Brasileira, na cidade de São Paulo, fica aberta até o dia 8 de março de 2020, e permite aos visitantes eleger seu cartaz favorito por meio de votação popular. O resultado será divulgado em março do próximo ano.

Temática e importância

O orientador dos estudantes na produção do cartaz foi o prof. Marcos Antonio Serafim, coordenador do curso de design gráfico. Ele comentou que o tema do cartaz era brasilidade e a arte principal representa um pé de frango. Segundo ele, a proposta era elevar a cultura culinária caipira brasileira. Marcos também detalhou a importância da conquista dos alunos: “o Prêmio Museu da Casa Brasileira é um dos mais tradicionais prêmios de design do país. Todo ano, eles fazem uma seleção para a criação do cartaz da premiação, o que definirá a identidade visual do prêmio. Os concorrentes são de todo o país, disputando conjuntamente profissionais e estudantes”.

33º Prêmio Museu da Casa Brasileira

Em 2019, o 33º Prêmio Design MCB recebeu 559 trabalhos que foram julgados por duas comissões independentes. No total, estão expostos 91 projetos entre as categorias de Produtos e Trabalhos Escritos. As categorias de Produtos trazem 64 peças, sendo 29 premiadas (1º, 2º, 3º e Menções Honrosas) e outras 35 selecionadas pelo júri para integrarem a exibição. Em Trabalhos Escritos podem ser vistos 27 trabalhos entre premiados e selecionados, nas modalidades Publicados e Não Publicados.

“O Prêmio Design MCB, o mais tradicional do segmento no país revela talentos e consagra profissionais e empresas, reforçando a missão do museu de promover o debate e a reflexão sobre a produção contemporânea, tanto acadêmica como comercial, no campo do design”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.

ANOTE – Mostra do 33º Prêmio Museu da Casa Brasileira. Até o dia 8 de março de 2020, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, no Museu da Casa Brasileira (Av. Brig. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo/SP). Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada). Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos. Pessoa com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada. Entrada gratuita nos finais de semana e feriados.

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo pessoal Jaqueline da Silva Pimentel