Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de direito apresentam defesas de monografia a partir desse sábado, 28

Alunos de direito apresentam defesas de monografia a partir desse sábado, 28

por Angela Rodrigues publicado 20/05/2022 05h00, última modificação 01/06/2022 17h30

Tem início a partir desse sábado, 28, as apresentações das defesas de monografia dos alunos do 9º semestre do curso de direito do campus Taquaral da Unimep. No total, 86 alunos vão expor seus respectivos trabalhos de conclusão de curso para a banca examinadora. A atividade faz parte da disciplina Monografia Jurídica II da graduação e será realizada até o próximo dia 11 de junho.

As apresentações são abertas e podem ser acompanhada toda a comunidade externa. Confira o cronograma de apresentação dos trabalhos aqui. As atividades ocorrem no Tribunal do Júri e nas salas de aulas da graduação. Todos os espaços estão localizados no Bloco 5 do campus Taquaral.

Após dois anos de apresentações das monografias realizadas no formato online, as apresentações ocorrem novamente no formato presencial.

Para a coordenadora da graduação, a professora Manuela Cibim Kallajian, esse retorno vem carregado de símbolos. “Estou muito feliz e animada com esse retorno. Embora as bancas remotas tenham dado muito certo, as defesas presenciais fazem parte da tradição do nosso curso de Direito. É um momento carregado de símbolos. Não há como explicar a sensação do aluno quando as portas se fecham para que os membros, em segredo, possam deliberar o conceito”, detalha ela.

A coordenadora também destaca a identificação dos alunos com as atividades presenciais. “Acredito que também prefiram o formato presencial. Todo o trâmite que envolve o Trabalho de Conclusão de Curso (desde a entrega dos exemplares, passando pela publicação do cronograma, até o momento da defesa) faz parte do imaginário do aluno desde o início do curso. A sensação é de dever cumprido e de que falta muito pouco para a formatura. Vi alunos tirando foto para registrar o momento em que assinava o livro de protocolo. Isso não tem preço!”, conta Manuela.

40 MINUTOS – Ao longo das apresentações e conforme o regulamento, cada estudante terá até quinze minutos para apresentar o seu trabalho à banca examinadora. Na sequência, os componentes da banca possuem cinco minutos para realizar as suas exposições, às quais o candidato terá novamente tempo para responder. Cada banca reúne três examinadores, portanto, o prazo estimado de cada apresentação é de 40 minutos.

Sobre os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, a coordenadora da graduação, profª Manuela destaca que estão cada vez melhores e com temas que fogem aos convencionais. “Isso demonstra que nossos alunos estão sendo muito bem-preparados pelos nossos docentes. Eles têm liberdade de pensamento, de criação e de exposição de ideias”, afirma ela.

Ela reforça que todas as etapas desse projeto acadêmico trazem distintos benefícios para a formação dos estudantes. “Tudo o que envolve o Trabalho de Conclusão de Curso traz crescimento acadêmico e amadurecimento profissional - desde a escolha do tema até o cumprimento dos prazos.  Os objetivos da Monografia Jurídica são os de propiciar aos alunos do curso de direito a demonstração do grau de habilitação adquirido, do aprofundamento temático, do estímulo à produção científica, da consulta de bibliografia especializada e do aprimoramento da capacidade de interpretação crítica do direito”, aponta Manuela.

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep