Alunos de direito encaram 2ª Fase do Exame de Ordem da OAB, que ocorre domingo
Alunos do curso de direito da Unimep farão no próximo dia 28 de maio (domingo), a 2ª fase do Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ocorre em diferentes municípios do país. Participam dessa etapa universitários dos 9º e dos 10º semestres do curso de direito dos campi Taquaral, em Piracicaba, e Lins, aprovados na 1ª fase do Exame, aplicada em abril. Nessa segunda etapa, os estudantes realizam a prova prático profissional, composta pela redação de uma peça profissional e por outras quatro questões discursivas que contemplam várias áreas do direito.
Aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Exame de Ordem da OAB é autônomo, portanto, não há a obrigatoriedade de os estudantes do curso de direito da Unimep, informarem sobre a participação no Exame à universidade. Por esse motivo, não é possível saber com exatidão o total de alunos da Unimep que participaram e foram aprovados na 1ª etapa e, também, quantos irão participar da 2ª etapa do Exame.
DESAFIOS E EXPECTATIVAS
Dentre os alunos do curso de direito do campus Taquaral, farão a 2ª fase do Exame da Ordem as universitárias: Mariana Garavello de Freitas e Tatiana Moraes Baptista dos Santos, ambas do 9º semestre da graduação. É a primeira vez que as duas alunas participam. Mariana fará a prova em Americana, enquanto Tatiana prestará em Piracicaba.
Em relação à primeira etapa do Exame, elas apontam o tempo como um dos desafios. “A primeira etapa contém todas as matérias, obrigando o participante a estudar conteúdos diversos. O tempo é curto para responder as 80 questões”, conta Tatiana. Além deles, Mariana cita também o cansaço e o volume de matérias exigidas na primeira etapa.
Giovani Mengatto de Oliveira, aluno do 9º semestre do curso de direito do campus Lins, conta que os principais desafios até o momento foram: conseguir os períodos de estudo com a graduação e o estágio. “Na 1ª fase muitos temas cobrados já havia visto em sala e lembrei de imediato. Além disso, tanto na primeira como na segunda fase os professores se propuseram a esclarecer qualquer tipo de dúvida que viesse a surgir durante os estudos e se colocaram à disposição para ajudar no que fosse preciso”, detalha ele.
DICAS
Para auxiliar os alunos que vão participar da 2ª fase do Exame, o professor Fernando José Polito da Silva, coordenador do curso de direito do campus Lins da Unimep, aponta algumas dicas. Confira:
- Ler, reler e reler novamente a fim de entender a matéria de fato que é apresentada na questão, pois de acordo com Polito, “muitas vezes uma leitura superficial leva a conclusão equivocada da peça a ser elaborada”;
- Verificar as peças práticas que foram aplicadas nos exames anteriores, pois algumas vezes elas podem indicar a peça do exame atual;
- Observar atentamente os critérios do edital. Segundo Polito, “muitas vezes o candidato esquece de ler o Edital, onde estão os critérios que o aluno deve seguir para a elaboração da peça e das respostas dissertativas”;
- Fazer a leitura e releitura das questões dissertativas e após isso iniciar as respostas pelas questões onde tem mais segurança, “pois o tempo é escasso e os acertos são fundamentais para a aprovação”, destaca Polito.
Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 25/05/2017