Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de direito encaram 2ª Fase do Exame de Ordem da OAB, que ocorre domingo

Alunos de direito encaram 2ª Fase do Exame de Ordem da OAB, que ocorre domingo

por Angela Rodrigues publicado 26/05/2017 02h00, última modificação 29/05/2017 10h26

Alunos do curso de direito da Unimep farão no próximo dia 28 de maio (domingo), a 2ª fase do Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ocorre em diferentes municípios do país. Participam dessa etapa universitários dos 9º e dos 10º semestres do curso de direito dos campi Taquaral, em Piracicaba, e Lins, aprovados na 1ª fase do Exame, aplicada em abril. Nessa segunda etapa, os estudantes realizam a prova prático profissional, composta pela redação de uma peça profissional e por outras quatro questões discursivas que contemplam várias áreas do direito.

Aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Exame de Ordem da OAB é autônomo, portanto, não há a obrigatoriedade de os estudantes do curso de direito da Unimep, informarem sobre a participação no Exame à universidade. Por esse motivo, não é possível saber com exatidão o total de alunos da Unimep que participaram e foram aprovados na 1ª etapa e, também, quantos irão participar da 2ª etapa do Exame.

DESAFIOS E EXPECTATIVAS

Dentre os alunos do curso de direito do campus Taquaral, farão a 2ª fase do Exame da Ordem as universitárias: Mariana Garavello de Freitas e Tatiana Moraes Baptista dos Santos, ambas do 9º semestre da graduação. É a primeira vez que as duas alunas participam. Mariana fará a prova em Americana, enquanto Tatiana prestará em Piracicaba.

Em relação à primeira etapa do Exame, elas apontam o tempo como um dos desafios. “A primeira etapa contém todas as matérias, obrigando o participante a estudar conteúdos diversos. O tempo é curto para responder as 80 questões”, conta Tatiana. Além deles, Mariana cita também o cansaço e o volume de matérias exigidas na primeira etapa.

Giovani Mengatto de Oliveira, aluno do 9º semestre do curso de direito do campus Lins, conta que os principais desafios até o momento foram: conseguir os períodos de estudo com a graduação e o estágio. “Na 1ª fase muitos temas cobrados já havia visto em sala e lembrei de imediato. Além disso, tanto na primeira como na segunda fase os professores se propuseram a esclarecer qualquer tipo de dúvida que viesse a surgir durante os estudos e se colocaram à disposição para ajudar no que fosse preciso”, detalha ele.

DICAS

Para auxiliar os alunos que vão participar da 2ª fase do Exame, o professor Fernando José Polito da Silva, coordenador do curso de direito do campus Lins da Unimep, aponta algumas dicas. Confira:

- Ler, reler e reler novamente a fim de entender a matéria de fato que é apresentada na questão, pois de acordo com Polito, “muitas vezes uma leitura superficial leva a conclusão equivocada da peça a ser elaborada”;

- Verificar as peças práticas que foram aplicadas nos exames anteriores, pois algumas vezes elas podem indicar a peça do exame atual;

- Observar atentamente os critérios do edital. Segundo Polito, “muitas vezes o candidato esquece de ler o Edital, onde estão os critérios que o aluno deve seguir para a elaboração da peça e das respostas dissertativas”;

- Fazer a leitura e releitura das questões dissertativas e após isso iniciar as respostas pelas questões onde tem mais segurança, “pois o tempo é escasso e os acertos são fundamentais para a aprovação”, destaca Polito.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina