Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de direito do campus Taquaral recebem Comissão OAB vai à Faculdade

Alunos de direito do campus Taquaral recebem Comissão OAB vai à Faculdade

por Angela Rodrigues publicado 15/06/2022 04h00, última modificação 15/06/2022 17h05

Alunos do curso de direito do campus Taquaral receberam nos últimos dias 2 e 7, a visita da Comissão OAB vai à Faculdade, projeto realizado pela 8ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Piracicaba.

Os encontros consistiram na promoção de palestras com Fernanda Dal Picolo, advogada e presidente da 8ª Subseção da OAB Piracicaba, e Cristina Castro, advogada, professora e presidente da Comissão OAB vai à Faculdade.

O principal objetivo foi apresentar conhecimentos mais específicos da OAB e aproximar o órgão dos alunos. Além de destacar os principais benefícios que eles podem encontrar na instituição, após a graduação.

Para a coordenadora do curso de direito do campus Taquaral, a profª Manuela Cibim Kallajian, que intermediou as palestras, esse contato é muito importante. “Principalmente, para que os estudantes já possam criar um vínculo mais próximo com a OAB. Observo que muitos veem a OAB com algum receito, até pelo fato o Exame da Ordem ser um processo bastante desafiador e que traz muitas preocupações. Por isso, esse diálogo é necessário: para esclarecer dúvidas e apresentar outros segmentos do órgão igualmente importantes, como o Tribunal de Ética e o Tribunal da Disciplina. O retorno dos estudantes sobre os eventos foi muito positivo”, afirmou a coordenadora.

A realização do projeto Comissão OAB vai à Faculdade teve início em 2019, e já naquele ano, foram realizados os encontros do projeto na Unimep.

Fernanda Dal Picolo, presidente da 8ª Subseção da OAB Piracicaba, contou que são distintos os benefícios que o órgão de classe oferece, mas, muitos estudantes, possivelmente até profissionais, desconhecem. “Estreitamos bastante essa aproximação. Eu mesma, quando quis conhecer a OAB, no ano de 2012, notei que era um órgão mais fechado. No entanto, desse período para cá houve mais abertura com a criação da Comissão. Precisamos que os estudantes saibam que existe essa ponte, e conheçam tudo o órgão proporciona. Quanto antes eles souberem, melhor”, afirmou ela.

Também para Cristina Castro, presidente da Comissão na OAB Piracicaba desde a criação do projeto, em 2019, esse contato é fundamental. “Quando eu fui acadêmica de direito, não tive essa oportunidade. Saí dos bancos acadêmicos com o ideal de OAB muito restrita. Não sabia como o órgão estava estruturado, como ele poderia me auxiliar no exercício da profissão, tanto no início quanto no decorrer, e eu não quero isso para os nossos alunos. Pelo contrário, o nosso objetivo é apresentar o órgão completamente para que todos se sintam acolhidos. E percebo que eles valorizam essa aproximação”, pontuou ela

NA PRÁTICA – A estudante Livia Gigliozzi, que cursa o 5º semestre do curso de direito, achou a iniciativa bastante válida. “Acho interessante porque cria uma interdisciplinaridade entre a faculdade e o órgão, que será um dos nossos campos de trabalho. Permite visualizar o nosso futuro espaço de trabalho, além de nos ajudar a entender melhor sobre o Exame da Ordem, etapa que todos os advogados precisam realizar”, afirmou a estudante.

Para Sara Beatriz Belleto, aluna do 7º semestre da graduação, a iniciativa foi positiva. “Considero importante, porque depois que a gente termina o curso é difícil ter esse contato mais próximo. Acho importante esclarecer todas essas dúvidas agora, enquanto somos estudantes, para podermos ingressar no mercado de trabalho de forma mais tranquila e segura”, destacou a universitária.

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens gratuito
Última atualização: 08/06/2022

registrado em: ,