Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de engenharia elétrica apresentam protótipos de projetos em Redes Industriais

por Angela Rodrigues publicado 17/12/2019 07h00, última modificação 17/12/2019 10h32

Os alunos do 10º semestre do curso de engenharia elétrica da Unimep concluíram e apresentarem, no último dia 25, os protótipos dos projetos da disciplina Redes Industriais, desenvolvidos sob a orientação do docente da graduação, Everton Dias de Oliveira, e com o apoio técnico de laboratório, Fernando Raphael Violato Rodrigues Pinto. Nos três trabalhos desenvolvidos ao longo da graduação, os alunos realizaram ações práticas da disciplina, voltadas ao setor industrial (confira abaixo detalhes dos projetos).

DISCIPLINA – O objetivo da disciplina de Redes Industriais é transmitir as informações, conceitos básicos e fundamentais nas áreas de automação, informática, sistemas de comunicação e demais tecnologias no ambiente de redes industriais. Dentre os principais conteúdos transmitidos aos alunos ao longo do semestre, estão conhecimentos relacionados aos protocolos e arquiteturas envolvidos nos sistemas de redes.

Ao longo das aulas, os alunos tiveram de ilustrar as diversas topologias de redes caracterizando as diferentes aplicações atribuídas a cada uma delas; além de projetar redes industriais capazes de realizar a comunicação de sistemas e dispositivos característicos do ambiente industrial.

As atividades de planejamento e construção dos protótipos foram realizadas nos distintos laboratórios e espaços acadêmicos do curso de engenharia elétrica. Os laboratórios ligados à graduação são: Física; Eletricidade e Magnetismo; Química; Informação e Computação Gráfica; Materiais de Construção; Eletrônica e Sistemas Digitais; Técnicas de Comando; Automação da Manufatura (CNC); Instrumentação e Controle de Processos; Controle e Automação; Sistemas Computacionais de Apoio ao Projeto e Manufatura; Dispositivos Eletrônicos e Eletromagnéticos; Máquinas Elétricas e Sistemas de Potência.

PROJETOS – O grupo formado pelos alunos Weliton da Silva, Isac Cardena, Bruno dos Santos e Matheus Pinheiro, escolheu o tema: “Controle de nível de água para o tratamento de efluentes” para criar o protótipo. Voltado ao setor industrial de utilidades, que necessita realizar a captação da água corrente de rio, o projeto foi desenvolvido para a utilização no processo produtivo, que necessita de atividades de limpeza, resfriamento ou para processos químicos. Após o uso, o líquido é devolvido à fonte com o nível de qualidade mínimo definido por lei.

O protótipo construído pelos estudantes abordou técnicas de comando e automação industrial para automatizar o processo de controle de nível de um reservatório, simulando parte do processo do setor industrial de utilidades. “A composição do protótipo foi utilizando os seguintes materiais: microcontrolador Arduino UNO, sensor ultrassônico, relés, linguagem de programação, protocolo de comunicação Modbus e sistema supervisório Elipse SCADA”, contou o docente que orientou o projeto, o prof. Everton Dias de Oliveira, docente da graduação.

Já o grupo formado pelas alunas Danielly Piassa, Henrique Bortoleto, Jéssika Dantas e João Otávio Siqueira escolheu o tema: Automação de tratamento preliminar de esgoto. O objetivo do projeto foi automatizar o processo de tratamento de esgoto com destaque para os seguintes processos: tratamento preliminar, lagoa aerada e dosagem de hipoclorito de sódio através do uso de Controladores Lógicos Programáveis (CLP´s). Por meio da rede, todos os estágios do projeto são controlados. “Dada a complexibilidade de implementação do projeto, as máquinas do sistema foram simuladas por meio de chaves comutadoras, elementos resistivos, LED´s, distribuidor elétrico Festo, indicador de corrente analógico, módulos de entradas e saídas analógicas e digitais, e o desenvolvimento do sistema supervisório”, detalha o docente.

Os alunos Rafael Pereira, Gustavo Delfito, Lucas Honório e João Pedro Siqueira desenvolveram o protótipo do 3º grupo, com a temática: Sistema de resfriamento veicular eletro-ventilador do radiador. No protótipo, o gerenciamento da temperatura veicular é uma das atividades efetuadas pela Engine Control Unit (ECU), solução que visou o desenvolvimento desta aplicação de gerenciamento da temperatura com baixo custo, a partir das encontradas atualmente no mercado.

“Utilizando o módulo de aquisição de dados da National Instruments DAQ 6009, sensor de temperatura do tipo LM35, ventilador, encoder, relé foto-acoplador e o software de programação LabVIEW,  o protótipo desenvolvido pelos estudantes afere a temperatura e mediante a variação apresenta o ventilador é acionado até que a temperatura retorne ao seu ponto ótimo”, destacou o docente.

Saiba mais sobre o curso de engenharia elétrica da Unimep aqui: http://unimep.edu.br/engenharia-eletrica

Edição de texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo pessoal prof. Everton Dias de Oliveira