Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de engenharia química e química industrial participam de programa de parceria de multinacional

por Angela Rodrigues publicado 25/06/2018 02h00, última modificação 25/06/2018 12h02

Alunos dos cursos de engenharia química e química industrial da Unimep participam, desde abril, do programa Parcerias 2018 – Organizações Estudantis, desenvolvida pela empresa Tigre. A iniciativa tem como proposta compartilhar conhecimento e criar conexões com profissionais que são referências no mercado de trabalho.

A aproximação dos alunos da Unimep com a multinacional ocorre por meio do Diretório Acadêmico de Química e Engenharia Química (DAQEQ), formado por alunos das duas graduações.

Além de a possibilidade de incluir os estudantes em uma rede de jovens talentos, que pode auxiliar o ingresso no mercado de trabalho, a parceria inclui também propostas de atividades para desenvolvimento de trabalho de conclusão de cursos dos alunos, dentre outras ações. “A empresa Tigre auxilia nos distintos projetos do DAQEQ, que por sua vez poderá fazer indicações para vagas de estágio. Esse relacionamento com a multinacional nos garantirá a realização e participação em palestras e minicursos, programas e indicações para estágios, mentorias, visitas técnicas para alunos de cursos de áreas relacionadas. Quanto maior for a interação dos alunos, maior é o retorno para o Diretório e também para a universidade”, afirma Matheus Perissinotto Valerio, 23, aluno do 3º semestre de engenharia química e presidente do Diretório Acadêmico.

O prof. Valmir Eduardo Alcarde, coordenador de engenharia química da Unimep, acrescenta que após o contato com os estudantes, as coordenações dessa graduação e do curso de química industrial também foram envolvidas.

Matheus Valerio conta que a iniciativa surgiu a partir de contato da empresa Empower, representante que gerencia a relação entre a Tigre e as Organizações Estudantis. Os alunos foram convidados a participar de processo seletivo promovido pela empresa Tigre, em que concorreram organizações estudantis (diretórios e centros acadêmicos) do Estado de São Paulo.

“Dente todos estes, apenas o DAQEQ dos cursos de engenharia química e química industrial da Unimep foi escolhido. Esta conquista incentiva a participação de alunos na cooperação e manutenção do DAQEQ, permite que os discentes façam contato e dialoguem com representantes de empresas químicas, estimulam os componentes a elaborar contratos de parceria e desafiam os alunos envolvidos a superar seus limites e apresentar propostas que atendam as expectativas da empresa, estimulando seu senso crítico e de criatividade”, conta Valmir Alcarde.

A parceria, que é válida por um ano e poderá ser renovada anualmente, foi formalizada a partir da visita dos unimepianos à planta da empresa Tigre, localizada em Rio Claro.

Para Giovana Luiza Sporh de Oliveira, 19, que cursa o 3º semestre do curso de química industrial da Unimep e é vice-presidente do Diretório Acadêmico, a aproximação oferece muitas possiblidades. “A Tigre contribui com palestras, visitas técnicas e algumas parcerias em eventos estudantis. Também é possível que haja contribuição para a infraestrutura dos laboratórios”, afirma ela.

Diretório Acadêmico – Desde que foi criado, em novembro de 2017, o Diretório Acadêmico de Química e Engenharia Química (DAQEQ) da Unimep tem colaborado com a promoção de várias iniciativas direcionadas aos alunos, segundo afirma o prof. Alcarde. Participam como integrantes do DAQEQ, 14 universitários de distintos semestres das duas graduações, que exercem funções distintas.

Os alunos envolvidos no diretório acadêmico participaram dos projetos “Bixos 2018” e "”InterFeau”, eventos realizados pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAFEP) da universidade, que é presidido pelo aluno Valter Luis Clemente da Costa. As iniciativas contaram também com a parceria de outros centros acadêmicos e da Atlética, e, dessa forma, reuniram universitários de distintos cursos da Unimep.

Matheus, que preside o DAQEQ, conta que a principal função do grupo é defender o interesse dos alunos. “Atualmente estamos nos aprimorando e buscando alianças para nos fortalecer e fortalecer o nosso curso. Apoiamos o grupo de estudos que busca desenvolver tratamento eficaz para o eczema atópico; realizamos visitas técnicas a empresas da região com o intuito de mostrar a área de trabalho do químico e conhecer o dia a dia da profissão, dentre outras”, conta o estudante.

Giovana, vice-presidente, reforça que o grupo busca contribuir com o desenvolvimento dos cursos. Além disso, a atuação no Diretório também contribui para a sua formação profissional e pessoal. “Ajuda a desenvolver melhor o espírito de liderança e o trabalho em equipe, além de incentivar a proatividade e melhorar as relações pessoais como a comunicação”, afirma.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal Matheus Perissinotto Valerio