Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de fisioterapia participam de curso sobre Conceito Neuro Evolutivo Bobath

por Angela Rodrigues publicado 14/07/2023 05h00, última modificação 23/08/2023 17h01

Universitários de fisioterapia participaram, em maio, do curso “Conceito Neuro Evolutivo Bobath”, realizado pela professora Mônica Orsi Gameiro, graduada em fisioterapia pela Unimep e especializada em tratamento neurológico adulto, ginecologia e Obstetrícia.

A iniciativa foi coordenada pelo professor do curso, Ronny Rodrigues Correia, e contou com o apoio da coordenação da graduação. Conforme o docente, o Conceito Neuro Evolutivo Bobath consiste em abordagens resolutivas nos problemas funcionais. “O objetivo principal é tratar indivíduos com distúrbios na função, movimentação e controle postural, podendo estar associado a uma lesão do sistema nervoso central e algum grau de incapacidade”, afirma ele.

O curso teve duração de 4 horas e foi direcionado como treinamento especialmente aos alunos dos últimos semestres de fisioterapia da Unimep. Também, reuniu estudantes de instituições externas.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES – O professor Ronny Correira destaca que o curso foi idealizado a partir da avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes. “Em discussão com o professor Luís Felipe Orsi (supervisor do estágio em neurologia), avaliamos o anseio dos alunos em aprofundar a prática em neurologia. Então, decidimos convidar uma professora com expertise na área para o desenvolvimento das habilidades na prática clínica em neurologia, e ampliar os horizontes dos alunos para sanar dúvidas pertinentes ao tratamento dos paciente neurológicos. Visamos também realizar a integração entre os alunos ultimanistas com alunos de outros semestres como, por exemplo, sétimos e quintos semestres da universidade, como também a integração intra instituições de ensino, recebendo alunos ultimanistas de Campinas, do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, para essa troca de experiência em relação ao desenvolvimento profissional”, afirma o professor.

Com o curso, os alunos da Unimep puderam aprender novas perspectivas compartilhadas por diferentes profissionais experts da área e desenvolver diferentes habilidades do ponto de vista teórico-prático, no âmbito da neurologia. “Além disso, eles também tiveram a oportunidade de vivenciar um evento acadêmico, interagir com outros estudantes para troca e experiência no sentido de relação ao desenvolvimento profissional”, acrescenta o professor Ronny sobre os principais benefícios que a iniciativa proporcionou aos estudantes.

UNIMEPIANA – A docente e unimepiana de fisioterapia, Mônica Orsi Gameiro, que ministrou o curso Conceito Neuro Evolutivo Bobath aos estudantes da Unimep é mestre e doutora em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Trabalhou no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu por 35 anos e atualmente é coordenadora técnica da APAPE (Centro de Reabilitação da Prefeitura de Botucatu).

Texto: Angela Rodrigues (Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep)
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 14.06.2023