Alunos de fisioterapia participam de curso sobre Conceito Neuro Evolutivo Bobath
Universitários de fisioterapia participaram, em maio, do curso “Conceito Neuro Evolutivo Bobath”, realizado pela professora Mônica Orsi Gameiro, graduada em fisioterapia pela Unimep e especializada em tratamento neurológico adulto, ginecologia e Obstetrícia.
A iniciativa foi coordenada pelo professor do curso, Ronny Rodrigues Correia, e contou com o apoio da coordenação da graduação. Conforme o docente, o Conceito Neuro Evolutivo Bobath consiste em abordagens resolutivas nos problemas funcionais. “O objetivo principal é tratar indivíduos com distúrbios na função, movimentação e controle postural, podendo estar associado a uma lesão do sistema nervoso central e algum grau de incapacidade”, afirma ele.
O curso teve duração de 4 horas e foi direcionado como treinamento especialmente aos alunos dos últimos semestres de fisioterapia da Unimep. Também, reuniu estudantes de instituições externas.
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES – O professor Ronny Correira destaca que o curso foi idealizado a partir da avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes. “Em discussão com o professor Luís Felipe Orsi (supervisor do estágio em neurologia), avaliamos o anseio dos alunos em aprofundar a prática em neurologia. Então, decidimos convidar uma professora com expertise na área para o desenvolvimento das habilidades na prática clínica em neurologia, e ampliar os horizontes dos alunos para sanar dúvidas pertinentes ao tratamento dos paciente neurológicos. Visamos também realizar a integração entre os alunos ultimanistas com alunos de outros semestres como, por exemplo, sétimos e quintos semestres da universidade, como também a integração intra instituições de ensino, recebendo alunos ultimanistas de Campinas, do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, para essa troca de experiência em relação ao desenvolvimento profissional”, afirma o professor.
Com o curso, os alunos da Unimep puderam aprender novas perspectivas compartilhadas por diferentes profissionais experts da área e desenvolver diferentes habilidades do ponto de vista teórico-prático, no âmbito da neurologia. “Além disso, eles também tiveram a oportunidade de vivenciar um evento acadêmico, interagir com outros estudantes para troca e experiência no sentido de relação ao desenvolvimento profissional”, acrescenta o professor Ronny sobre os principais benefícios que a iniciativa proporcionou aos estudantes.
UNIMEPIANA – A docente e unimepiana de fisioterapia, Mônica Orsi Gameiro, que ministrou o curso Conceito Neuro Evolutivo Bobath aos estudantes da Unimep é mestre e doutora em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Trabalhou no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu por 35 anos e atualmente é coordenadora técnica da APAPE (Centro de Reabilitação da Prefeitura de Botucatu).
Texto: Angela Rodrigues (Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep)
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 14.06.2023