Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de fisioterapia participam de palestra com Raphael Martins Ferris, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia

Alunos de fisioterapia participam de palestra com Raphael Martins Ferris, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia

por Angela Rodrigues publicado 09/10/2023 05h00, última modificação 09/10/2023 15h02

Alunos do curso de fisioterapia da Unimep participaram na noite de quinta-feira, 17, de encontro com o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), Raphael Martins Ferris. Na oportunidade, os estudantes também puderam acompanhar a palestra Desafios e Conquistas do Crefito-3, realizado por Raphael, que esteve pela primeira vez na universidade.

O evento foi organizado pela coordenadora do curso, a professora Marlene Moreno, também coordenadora de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade. Acompanharam o encontro e a palestra, o reitor da Unimep, o prof. Ismael Valentin; a coordenadora da Pastoral Universitária, a pastora Márcia Célia Pereira, e o coordenador administrativo da Unimep, Michael Adorno; além de representantes do Crefito.

Para o reitor, o prof. Ismael, a aproximação dos estudantes do curso com o órgão que acompanha o exercício da profissão ainda na formação é importante. “Os Conselhos Regionais, como o Crefito, têm nos procurado para conhecer a instituição, os espaços físicos, a equipe de professores e os próprios alunos, e também para se apresentarem. E eles têm de conhecer e se apresentar também até para que os futuros fisioterapeutas, que precisam de registro do Conselho, já tenham conhecimento, aproximação e criem um vínculo, além de fazer com eles entendam a importância desse órgão”, afirmou o prof.  Ismael.

Já o presidente do Crefito, Raphael Martins Ferris, contou que o Crefito-3 está em operação na região de Piracicaba, e vêm fazendo visitas em clínicas e consultórios de fisioterapias e terapia ocupacional. “Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para fazer uma conexão com as universidades, para que a gente possa se conectar com os alunos e ajudar os cursos a preparar esse egresso para o futuro. Então, é trazer um pouco essa perspectiva de mercado para os alunos hoje”.

Ele lembrou sobre a tradição do curso de fisioterapia da Unimep, que em 2023 completa 46 anos, enquanto a Clínica de Fisioterapia, espaço onde os alunos realizam atendimentos e atividades práticas do curso, chega aos 44 anos. “O curso de fisioterapia da Unimep é tradicional, oferece uma estrutura importante para a fisioterapia daqui da região. Tem muita qualidade e é uma honra estarmos num ambiente que valoriza a formação do fisioterapeuta e que tem essa estrutura para preparar um profissional qualificado para o mercado”, afirmou ele.

Sobre o tema da palestra e o contato com os universitários, o presidente do Conselho ressaltou a importância de os alunos conhecerem o Crefito. Todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais graduados precisam estar inscritos no Conselho, conforme Lei Federal. “É importante que os alunos conheçam bem o Crefito porque esse é o órgão que irá julgar se esse profissional cometer ou incorrer em algum erro. É o Crefito que vai julgar e também fiscalizar, então é importante o aluno ter essa conexão para saber o que ele pode e o que ele não pode fazer, e também como ele deve fazer. Lembrando que ele é um profissional da saúde, para além da técnica”, detalhou.

Também na palestra, Raphael apresentou a perspectiva de conquistas e desafios que o Crefito alcançou e almeja alcançar para a fisioterapia. “Vamos trazer para o aluno o que o Crefito enxerga como um profissional moderno, um profissional do futuro. Então, queremos dialogar com os estudantes sobre as habilidades e competências que eles vão precisar para o mercado de trabalho”, pontuou o presidente do órgão.

 

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Unimep
Última atualização: 18.08.2023

registrado em: