Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de fotografia promovem 2º Salão Universitário

Alunos de fotografia promovem 2º Salão Universitário

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/11/2013 14h37, última modificação 26/04/2016 15h50

Com a proposta de se expressar de forma criativa e reflexiva sobre o tema Urbanidades, os alunos do 4º semestre do curso de fotografia da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unimep, promovem na próxima segunda-feira, 25, a abertura do 2º Salão Universitário de Fotografia. A iniciativa é uma atividade acadêmica profissional da disciplina Apresentação e Portfólio, da docente Gisele Bertinato (foto à esq.). As categorias foram divididas em abstração/grafismo; arquitetura; cotidiano; espetáculo; esporte; lazer; moda; natureza e retrato. As fotografias serão avaliadas por um júri de seleção composto por fotógrafos profissionais. As três melhores fotos de cada categoria recebem certificados e uma menção honrosa. O evento tem início às 20h, no Átrio da biblioteca do campus Taquaral. 

Para dar suporte ao evento, os estudantes se dividiram em comissões que ficaram responsáveis por determinada tarefa, como por exemplo, a produção gráfica, a captação de recursos e patrocínios, divulgação, ambientação, montagem e desmontagem da exposição, como conta a aluna e uma das organizadoras do evento, Sandra Mara Dias Lemos (foto abaixo). “Cada aluno optou pela comissão que mais tinha afinidade. A de produção gráfica se encarregou de um novo logotipo e demais peças gráficas, como cartaz, flyer e a página em mídias sociais. Cada etapa de produção deve ser cuidadosamente desenvolvida, as comissões devem estar em sintonia umas com as outras, como se fossem parte de um quebra-cabeça que deve ser minuciosamente montado”, avalia Sandra. 

Segundo a também organizadora, a professora Gisele Bertinato, este evento auxilia no desenvolvimento profissional do aluno. “A importância deste evento está no aprendizado das etapas de produção e execução para futuras exposições e mecanismos de divulgação profissional, o estímulo à arte, o pensar fotográfico e uma reflexão sobre os temas. Portanto, é uma atividade de caráter exclusivamente cultural e visa estimular o interesse pela fotografia em suas mais variadas linguagens, atentando-se, sobretudo, a qualidade, a originalidade e arrojo dos trabalhos apresentados”, destaca a docente. 

Sandra avalia que o Salão Universitário dá a oportunidade aos alunos de promover seus trabalhos ao público. “É de extrema importância para divulgar individual e coletivamente as imagens realizadas nestes dois anos de curso, visto que, a produção fotográfica é muito intensa desde o 1º semestre. É uma oportunidade de valorização e visibilidade. É importante salientar que, para um evento deste porte, é necessária a sincronia, responsabilidade e muita disposição”, afirma a estudante. 

ANOTE
– Abertura do Salão Universitário de Fotografia, dia 25, a partir das 20h, no Átrio da biblioteca do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156). As obras ficam expostas até o dia 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 16h.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes e Wânia Bertinato
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 22/11/2013

registrado em: