Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de história visitam a fazenda Ibicaba

Alunos de história visitam a fazenda Ibicaba

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/05/2013 14h20, última modificação 26/04/2016 15h49
Os alunos do 5ª semestre do curso de história da Unimep viajam neste sábado, 11, para a Fazenda Ibicaba, localizada na cidade de Cordeirópolis. A iniciativa é uma atividade complementar que integra um projeto nascido na disciplina Brasil 3, ministrada pela professora Virgínia Célia Camilotti (foto). A matéria, que tem como tema central a Primeira República, aborda assuntos como a imigração para o Estado de São Paulo. O objetivo da viagem é conhecer os lugares para onde se destinou o intenso fluxo imigratório ocorrido no estado.

Cenários – Em relação à iniciativa, Virgínia destaca o fato de que “os alunos participam da viagem na condição de formandos para reconhecer cenários importantes vinculados à imigração e, ao mesmo tempo, se preparam para a docência, aprendendo a organizar projetos de estudos para os seus futuros alunos”. Em relação ao espaço a ser visitado, a Fazenda Ibicaba, a escolha ocorreu, segundo ela, pelo fato de ser um local com relação direta com imigrantes, sendo posteriormente palco da revolta dos mesmosdevido às condições de trabalho às quais eram submetidos.

Participam da viagem aproximadamente 16 pessoas, sendo 13 alunos do 5º semestre, a docente e outros dois acompanhantes.

Texto
: Elaine Pereira