Alunos de iniciação científica e tecnológica e docentes são premiados
A premiação da iniciação científica e tecnológica conferida a 16 alunos e três docentes da universidade foi uma das inovações que marcou a 10ª Mostra Acadêmica da Unimep, promovida entre os dias 23 a 25 de outubro. Até o ano passado, o evento homenageava apenas os bolsistas de iniciação científica (Pibic/CNPq e Fapic/Unimep). Nesse ano, foi estendida também aos bolsistas de iniciação tecnológica (Pibiti/CNPq) e aos docentes orientadores de iniciação científica e de iniciação tecnológica. Foram concedidas premiações aos respectivos representantes dessas categorias de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: ciências exatas e da terra; ciências sociais e humanas e ciências biológicas e da vida. A homenagem foi entregue em solenidade promovida no dia 25 de outubro, último dia da Mostra.
Premiados Na modalidade bolsista de iniciação científica, foram homenageados cinco alunos de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: três bolsistas Pibic (1º, 2º e 3º lugares) e dois bolsistas Fapic (1º e 2º lugares). Os bolsistas Pibic premiados em 1º e 2º lugares, e o bolsista Fapic que obteve a 1º colocação, na categoria iniciação científica, foram homenageados com uma placa, com a respectiva colocação obtida; assim como os docentes orientadores premiados. O aluno homenageado na categoria iniciação tecnológica recebeu um certificado pelo reconhecimento. Confira os universitários e os docentes premiados:
Na área de ciências exatas e da terra, os bolsistas Pibic/CNPq premiados foram: em 1º lugar, Felipe de Campos Martins, com o projeto Gestão da Cadeia de Suprimentos: proposta de um método de implantação baseado em processos de negócio, orientado pelo docente Alexandre Simon. A 2ª colocação foi obtida por Renan Stênico de Campos pelas atividades desenvolvidas no projeto Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM): uma análise dos processos de negócio na cadeia de etanol, também orientado por Simon. No 3º lugar, foi premiada Bianca Vieira Bette com o projeto Avaliação da Tribo-Corrosão de Materiais Protegidos com revestimento micro e nano estruturados, orientado pelo docente Carlos Roberto Camello Lima. Já os bolsistas Fapic/Unimep premiados nessa área do conhecimento foram: em 1º lugar, Lucas Petean Neves, com o projeto Estudo de propostas para conforto térmico das salas de aula do bloco 1 campus da Unimep em Santa Bárbara d´Oeste, orientado pelo prof. Antonio Gallego, enquanto no 2º lugar, a premiada foi Marina Spagnol, com o projeto Estudo de estrutura bandeada em aços carbono e aços de baixa liga, orientado pelo docente Rodolfo Libardi.
Na área de ciências biológicas e da vida, os bolsistas de iniciação científica premiados foram: em 1º lugar, Meire Forti com o projeto Avaliação da percepção subjetiva do esforço no limiar de anaerobiose ventilatório em pacientes com doença arterial coronariana, orientado pela docente Ester da Silva; em 2º lugar, Letícia Lopes Moretti com o projeto Efeitos de um programa de exercícios físicos em circuito na capacidade cardiorrespiratória de mulheres com excesso de peso corporal, orientado pelo docente Marcelo de Castro César; enquanto no 3º lugar, a premiação foi obtida pela aluna Luana Gomes de Oliveira com o projeto Análise da modulação autonômica da frequência cardíaca de mulheres obesas mórbidas, orientado pela docente Eli Maria Pazzianotto Forti. Os bolsistas Fapic/Unimep premiados nessa área do conhecimento foram: em 1º lugar, Letícia Tiziotto de Jesus com o projeto Influência da aplicação do método Pilates sobre a função pulmonar, a mobilidade torácica e a força muscular respiratória, orientado pela profa. Eli Maria Pazzianotto Forti; e em 2º lugar, Natália Vello Zieglitz com o projeto Análise da avaliação do desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com necessidades educacionais especiais no contexto da educação inclusiva, orientado pelas professoras Maria Inês Bacellar Monteiro e Ana Paula de Freitas.
Na área de ciências humanas e sociais, os bolsistas Pibic/CNPq premiados foram: em 1º lugar, Juliana Palu com o projeto A pesquisa no Brasil sobre o movimento ciência, tecnologia e sociedade: mapeamento e análise, orientado pela docente Maria Guiomar Carneiro Tomazello; em 2º lugar, Samara Dilio Franzol com o projeto Investigando as concepções de mediação e as práticas pedagógicas de docentes de física do ensino médio, também orientado por Maria Guiomar; e em 3º lugar, o premiado foi o aluno Almir Fabiano Nicolau de Moraes com o projeto Contribuições das escolas filosóficas Escola de Frankfourt e Estruturalismo para os estudos do lazer, orientado pelo docente Nelson Carvalho Marcellino. Já os bolsistas Fapic/Unimep premiados nessa área foram: em 1º lugar, Igor Machado de Souza, com o projeto O empreendedorismo manifestado em monografias das áreas de marketing e finanças no curso de administração da Unimep, orientado pela docente Ana Maria Romano Carrão; e em 2º lugar, a aluna Andrea Stefania Mascarello pelas atividades desenvolvidas no projeto Experiências com a leitura e literatura na formação de professores; uma revisão de dissertações e teses no período de 2000 a 2010, sob orientação da docente Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha.
Marcelo Queiroz Cavalli foi o universitário premiado da categoria bolsista de iniciação tecnológica, concedida apenas a um estudante, independentemente da grande área de conhecimento. Cavalli foi homenageado pelas atividades desenvolvidas no projeto vinculado à área de ciências exatas e da terra: Modelo EKD na Gestão da Produção: proposta de ferramenta computacional de aprendizagem, com a orientação do docente Fernando Celso de Campos.
Na categoria docente, receberam a premiação três professores orientadores, representantes de cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Carlos Roberto Camello de Lima, na área de ciências exatas e da terra; Rosana Macher Teodori (na foto à direita), na área de ciências biológicas e da vida, e Nelson Carvalho Marcellino, na área de ciências humanas e sociais.
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 04/12/2012