Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de iniciação científica e tecnológica e docentes são premiados

Alunos de iniciação científica e tecnológica e docentes são premiados

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/12/2012 10h13, última modificação 26/04/2016 18h49

A premiação da iniciação científica e tecnológica conferida a 16 alunos e  três docentes da universidade foi uma das inovações que marcou a 10ª Mostra  Acadêmica da Unimep, promovida entre os dias 23 a 25 de outubro. Até o ano  passado, o evento homenageava apenas os bolsistas de iniciação científica  (Pibic/CNPq e Fapic/Unimep). Nesse ano, foi estendida também aos bolsistas  de iniciação tecnológica (Pibiti/CNPq) e aos docentes orientadores de  iniciação científica e de iniciação tecnológica. Foram concedidas premiações  aos respectivos representantes dessas categorias de cada uma das três  grandes áreas do conhecimento: ciências exatas e da terra; ciências sociais  e humanas e ciências biológicas e da vida. A homenagem foi entregue em  solenidade promovida no dia 25 de outubro,  último dia da Mostra.  

Premiados – Na modalidade bolsista de iniciação científica, foram  homenageados cinco alunos de cada uma das três grandes áreas do  conhecimento: três bolsistas Pibic (1º, 2º e 3º lugares) e dois bolsistas  Fapic (1º e 2º lugares). Os bolsistas Pibic premiados em 1º e 2º lugares, e  o bolsista Fapic que obteve a 1º colocação, na categoria iniciação  científica, foram homenageados com uma placa, com a respectiva colocação  obtida; assim como os docentes orientadores premiados. O aluno homenageado  na categoria iniciação tecnológica recebeu um certificado pelo  reconhecimento. Confira os universitários e os docentes premiados:

Na área de ciências exatas e da terra, os bolsistas Pibic/CNPq premiados  foram: em 1º lugar, Felipe de Campos Martins, com o projeto Gestão da Cadeia  de Suprimentos: proposta de um método de implantação baseado em processos de  negócio, orientado pelo docente Alexandre Simon. A 2ª colocação foi obtida  por Renan Stênico de Campos pelas atividades desenvolvidas no projeto Gestão  da Cadeia de Suprimentos (SCM): uma análise dos processos de negócio na  cadeia de etanol, também orientado por Simon. No 3º lugar, foi premiada  Bianca Vieira Bette com o projeto Avaliação da Tribo-Corrosão de Materiais  Protegidos com revestimento micro e nano estruturados, orientado pelo  docente Carlos Roberto Camello Lima. Já os bolsistas Fapic/Unimep premiados  nessa área do conhecimento foram: em 1º lugar, Lucas Petean Neves, com o  projeto Estudo de propostas para conforto térmico das salas de aula do bloco  1 – campus da Unimep em Santa Bárbara d´Oeste, orientado pelo prof. Antonio  Gallego, enquanto no 2º lugar, a premiada foi Marina Spagnol, com o projeto  Estudo de estrutura bandeada em aços carbono e aços de baixa liga, orientado  pelo docente Rodolfo Libardi.

Na área de ciências biológicas e da vida, os bolsistas de iniciação  científica premiados foram: em 1º lugar, Meire Forti com o projeto Avaliação  da percepção subjetiva do esforço no limiar de anaerobiose ventilatório em  pacientes com doença arterial coronariana, orientado pela docente Ester da  Silva; em 2º lugar, Letícia Lopes Moretti com o projeto Efeitos de um  programa de exercícios físicos em circuito na capacidade cardiorrespiratória  de mulheres com excesso de peso corporal, orientado pelo docente Marcelo de  Castro César; enquanto no 3º lugar, a premiação foi obtida pela aluna Luana  Gomes de Oliveira com o projeto Análise da modulação autonômica da  frequência cardíaca de mulheres obesas mórbidas, orientado pela docente Eli  Maria Pazzianotto Forti. Os bolsistas Fapic/Unimep premiados nessa área do  conhecimento foram: em 1º lugar, Letícia Tiziotto de Jesus com o projeto  Influência da aplicação do método Pilates sobre a função pulmonar, a  mobilidade torácica e a força muscular respiratória, orientado pela profa.  Eli Maria Pazzianotto Forti; e em 2º lugar, Natália Vello Zieglitz com o  projeto Análise da avaliação do desenvolvimento e aprendizagem de um aluno  com necessidades educacionais especiais no contexto da educação inclusiva,  orientado pelas professoras Maria Inês Bacellar Monteiro e Ana Paula de  Freitas.

Na área de ciências humanas e sociais, os bolsistas Pibic/CNPq premiados  foram: em 1º lugar, Juliana Palu com o projeto A pesquisa no Brasil sobre o  movimento ciência, tecnologia e sociedade: mapeamento e análise, orientado  pela docente Maria Guiomar Carneiro Tomazello; em 2º lugar, Samara Dilio  Franzol com o projeto Investigando as concepções de mediação e as práticas  pedagógicas de docentes de física do ensino médio, também orientado por  Maria Guiomar; e em 3º lugar, o premiado foi o aluno Almir Fabiano Nicolau  de Moraes com o projeto Contribuições das escolas filosóficas “Escola de  Frankfourt” e “Estruturalismo” para os estudos do lazer, orientado pelo  docente Nelson Carvalho Marcellino. Já os bolsistas Fapic/Unimep premiados  nessa área foram: em 1º lugar, Igor Machado de Souza, com o projeto O  empreendedorismo manifestado em monografias das áreas de marketing e  finanças no curso de administração da Unimep, orientado pela docente Ana  Maria Romano Carrão; e em 2º lugar, a aluna Andrea Stefania Mascarello pelas  atividades desenvolvidas no projeto Experiências com a leitura e literatura  na formação de professores; uma revisão de dissertações e teses no período  de 2000 a 2010, sob orientação da docente Renata Cristina Oliveira  Barrichelo Cunha.

Marcelo Queiroz Cavalli foi o universitário premiado da categoria bolsista  de iniciação tecnológica, concedida apenas a um estudante, independentemente  da grande área de conhecimento. Cavalli foi homenageado pelas atividades  desenvolvidas no projeto vinculado à área de ciências exatas e da terra:  Modelo EKD na Gestão da Produção: proposta de ferramenta computacional de  aprendizagem, com a orientação do docente Fernando Celso de Campos.

Na categoria docente, receberam a premiação três professores orientadores,  representantes de cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Carlos  Roberto Camello de Lima, na área de ciências exatas e da terra; Rosana  Macher Teodori (na foto à direita), na área de ciências biológicas e da vida, e Nelson Carvalho  Marcellino, na área de ciências humanas e sociais.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 04/12/2012

registrado em: