Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de jornalismo apresentam projetos experimentais

Alunos de jornalismo apresentam projetos experimentais

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/12/2014 15h30, última modificação 26/04/2016 15h51

Os alunos do 8º semestre do curso de jornalismo da Unimep apresentam a partir de hoje, 1, os projetos experimentais (conclusão de curso). Os projetos também concorrem à premiação do 26º Prêmio Losso Netto, uma parceria com o Jornal de Piracicaba. O prêmio será entregue na quinta-feira, 4, ao grupo que obtiver melhor classificação no conjunto de todas as categorias.

Ao longo do semestre os estudantes tiveram de desenvolver produtos nas categorias: monografia, impresso, rádio, multimídia e documentário. Foram produzidos projetos sobre os padrões femininos de beleza; as manifestações de junho de 2013; o Hospital Colônia, de Barbacena, que deu origem ao livro Holocausto Brasileiro; e também sobre o jornalismo investigativo e jornalismo esportivo. Os quatro dias de exposições ocorrem no Auditório Verde, do bloco 2, do campus Taquaral, sempre a partir das 19h30. Confira a programação detalhada:

01/12 - Monografia: A Copa do Mundo é Nossa? A revista Placar e a Copa 2014; Impresso: Rugby Caipira (André Rossi); Rádio: Por Dentro do Esporte Amador (Luis Capucci e Gustavo Belofardi); Multimídia: Rugby Caipira (André Medolago); Documentário: Joga Bola Jogador (Renato Evangelista e Romeu Neto).

Monografia: Além do Quarto Branco: olhar Jornalístico sobre as Denúncias Contra o Manicômio de Barbacena; Impresso: S.O.S. (Caroline Ribeiro e Wagner Gonçalves); Rádio: Vidas Roubadas – Os loucos da sociedade (Eduardo Marins e Larissa Israel); Multimídia: Estações (Arthur Nunes e Carla Lauton); Documentário: Lembranças - uma Prisão sem Grades (Natália Zanini e Juliana Goulart).

02/12 - Monografia: Jornalismo Investigativo na Internet: Métodos da Agência A Pública nas Séries de Reportagens Copa, Amazônia e Ditadura; Impresso: Em Guerra (Ariovaldo de Campos Júnior); Rádio: Fontes, Fatos e Acontecimentos – O Jornalismo Investigativo no Brasil (Marina Coltro e Paula Amaral); Multimídia: Observatório de Jornalismo Investigativo O.J.I. (Jéssica Rodrigues e Luana Ruiz); Documentário: O Golpe de uma Geração (Laís Schiavolin, Mariana Espezoto e Thais Nascimento).

Monografia: Disputa Midiática - A Influência do Midiativismo no Jornalismo; Impresso: Piracema – Coletivo Estimula Produção Cultural e Cultiva Modo Alternativo de Vida (Pedro Henrique Franco); Rádio: Disputa Midiática: a Estrutura dos Coletivos (Airan Prada Rodrigues); Multimídia: Os Novos Rumos sobre a Imprensa em Pauta nas Manifestações de Junho de 2013 na Era Digital (Cris Daniele Yamamoto e José Claudinei Cardoso Júnior); Documentário: O Ataque à Liberdade de Imprensa (Andrey Vinicius Moral e Marina Maimone).

03/12 – Monografia: Revista TPM - Padrão Feminino de Beleza Desmistificado pela Linguagem Verbo - Visual; Impresso: Feminilidade à Flor das Leis (Dora Allice Vitti e Elisabete Alhadas); Rádio: Luz Câmera e Beleza (Adriel Arvolea); Multimídia: Quebrando o Salto (Bárbara Silva e Jamile Ferraz); Documentário: O que Elas Vestiram para a (R)evolução (Camila Chames, Gustavo Vargas e Raiza Tronquin).

O PRÊMIO

O prêmio, em homenagem ao proprietário do Jornal de Piracicaba, Fortunato Losso Netto (1910-1985), contempla o grupo de estudantes de jornalismo, cujo projeto final do curso obtiver a maior pontuação do júri convidado. Os trabalhos são avaliados nas versões: monografia, impresso, multimídia, rádio e vídeo por um júri constituído por profissionais com experiência nas respectivas áreas.

Texto: Jessica Rodrigues
Fotos: acervo pessoal