Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de jornalismo apresentam trabalhos na 15ª Mostra de Documentários

Alunos de jornalismo apresentam trabalhos na 15ª Mostra de Documentários

por Angela Rodrigues publicado 01/10/2018 05h00, última modificação 27/06/2019 18h41
Alunos do curso de jornalismo da Unimep apresentam sete documentários na 15ª Mostra de Documentários. O evento, que é gratuito e aberto ao público, ocorre no campus Taquaral.

O curso de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) realiza, no próximo dia 2 de outubro (terça-feira), a 15ª Mostra de Documentários. O evento, que começa às 19h30, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral da universidade, é gratuito, aberto ao público e traz sete documentários produzidos pelos estudantes do último ano do curso.

As produções foram desenvolvidas no semestre passado, na disciplina telejornalismo 2, ministrada pela profª Ana Maria Cordenonssi, coordenadora do projeto desde o início. Neste ano serão exibidos os documentários: Amor na Ausência, Memórias das Ruínas, A Vida com Autismo, Ser Feliz, Vivendo com HIV, Vidas que Cooperam e Tarsila: A Paulistinha do Interior.

Após esta primeira apresentação, os vídeos também serão exibidos na programação da TV Unimep (canal 13 da Net) e serão disponibilizados na internet, a partir do portal de notícias do curso de Jornalismo, no endereço www.soureporter.com.br

Confira as sinopses dos documentários a serem apresentados:

Amor na Ausência – O documentário conta a história de três mães que, após a perda dos filhos, lutam para que outras pessoas não enfrentem situação similar, ao mesmo tempo em que lidam com o próprio luto. Profissionais das áreas de psicologia, teologia e filosofia tentam explicar o elo que une mãe-filho desde antes do nascimento e abordam o luto em todas as suas fases. Equipe: Ana Lucia Teodoro, Ana Paula Veronezi, Andreson Bispo, Julya Zani, Letícia Alves, Pedro Martins. Direção: Pedro Martins.

Memórias das Ruínas - O documentário traz relatos de pessoas que testemunharam a queda do edifício Luiz de Queiroz, conhecido como Comurba, que chocou o país, por ser o primeiro acidente civil do Brasil, e que paralisou a área de construção civil de Piracicaba, pelo temor a novas construções verticais e pela lembrança do ocorrido. Memórias vivas, que frequentam o Poupatempo da cidade, viajam no tempo, para relembrar um dos principais fatores que interferiram no crescimento arquitetônico de Piracicaba. Equipe: Camila Angelocci, Débora Bontorim, Lucas de Sousa Lima, Murillo Carvalho Gomes, Natália Pedrolli Marim, Thalles Cristiano de Menezes. Direção: Camila Angelocci.

A vida com Autismo - O audiovisual apresenta as histórias de três pais de crianças e adolescente que têm TEA (Transtorno do Espectro Autista), nas quais cada um relata as peculiaridades e a realidade de cada um. Os depoimentos são carregados de emoção na descrição do cotidiano, das dificuldades, das descobertas e dos medos enfrentados por quem convive com o autismo. Equipe: Aline Olaya, Clayton Murillo, Elis Justi e Maria Rita Zuliani. Direção: Maria Rita Zuliani.

Ser Feliz - O que é felicidade? Neste documentário, o assunto é abordado na visão das pessoas comuns, desde a infância até a velhice, a partir de conceitos básicos como as escolhas profissionais e a vida no cotidiano em geral. São relatos sobre como os rumos da vida de cada pessoa podem levar a escolhas planejadas ou não. Equipe: Andressa Menghini, Fernan da Toledo, Gabrieli Emboaba, Laís Andrade, Mariana Vale e Tony Corazza. Direção: Mariana Vale.

Vivendo com HIV - O audiovisual traz histórias de pessoas que vivem com o HIV. A partir dos relatos pessoais sobre a maneira como contraíram a doença, o apoio recebido ou não dos amigos e dos familiares, o preconceito social, as dificuldades e mudanças no cotidiano e a qualidade de vida destes personagens, o vídeo se propõe a alertar sobre a necessidade de prevenção, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde, o número de pessoas infectadas cresceu exponencialmente na última década em todo o mundo. Equipe: Bruno Gomes, Caio Lima, Caio Nogueira, Emily Gomes, Isabela Sabéllico e Marco Souza. Direção: Caio Nogueira e Isabela Sabéllico.

Vidas que cooperam - O documentário “Vidas que cooperam” traz as histórias de personagens que trabalham diariamente com lixo reciclável nas cooperativas Reciclador Solidário e Cooperlírios, situadas em Piracicaba e Americana, respectivamente. As entrevistas com estes trabalhadores abordam temas como preconceito, dificuldades do dia a dia e a real situação de quem trabalha com reciclagem nos dias atuais. O propósito é dar destaque a esses trabalhadores que contribuem de forma indiscutível para melhorar o meio ambiente, mas que são esquecidos e discriminados pela sociedade. Equipe: Fernanda Camillo, Fernanda Juliano, Jacqueline Passos, Letícia Ortolani e Thaís Passos. Direção: Thaís Passos.

Tarsila: Paulistinha de Capivari – Do interior paulista para a França e para a História. Tarsila do Amaral, pintora do período modernista brasileiro, nasceu numa fazenda de Capivari no final do século 19 e levou as temáticas e as cores caipiras para as telas. O vídeo trata a relação da pintora com o caipira e com as duas cidades que hoje trazem referências dela por conta do passado: Capivari e Rafard. Ainda, traz entrevistas com familiares da artista, que contam as lembranças vivas na memória. Trata-se de um tema geograficamente próximo à Piracicaba e de relevância internacional para as artes plásticas, além do fato de abranger a forte figura feminina que foi Tarsila. Equipe: Caroline Giantomaso, Gabriel Piazentin, Larissa Sousa, Pedro Spadoni, Thierry Marsulo. Direção: Gabriel Piazentin.

ANOTE – 15ª Mostra de Documentários de alunos do curso de jornalismo da Unimep. Dia 2 de outubro (terça-feira), a partir das 19h30, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Evento gratuito e aberto ao público. 

 

Texto: Paulo Roberto Botão
Foto: Lucas Lima 
Última atualização: 28/09/2018 

registrado em: