Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de jornalismo participam da 12ª edição do Prêmio Abag/RP

Alunos de jornalismo participam da 12ª edição do Prêmio Abag/RP

por Angela Rodrigues publicado 21/05/2019 05h00, última modificação 27/06/2019 15h40

Um grupo de 24 alunos de distintos semestres do curso de jornalismo da Unimep participa nos dias 15 e 22 de maio e no dia 4 de junho, do primeiro ciclo de visitas guiadas por especialistas do agronegócio na 12ª edição do Prêmio Abag/RP “José Hamilton Ribeiro”. Dez instituições de ensino serão representadas por estudantes nessa etapa do evento, e poderão concorrer à premiação oferecida pela iniciativa (acompanhe a programação completa abaixo).

PROGRAMAÇÃO – No dia 15 de maio, os alunos participam de palestras com jornalistas, especialistas e empresas da área de agronegócio em São Paulo. Estarão presentes representantes da GVAgro, a Agropalma e da B3, o editor de economia do Valor Econômico, Fernando Lopes, e o editor da revista Plant Project, Romualdo Venâncio. Na ocasião, serão discutidas inovações no setor, como a Ag.In (Agricultura Inteligente) e o aplicativo You AGRO.

No dia 22 de maio, o tema a ser abordado no evento é “O Brasil Exportador”, e as atividades incluem visita ao Porto e ao Museu do Café, em Santos. Também serão ministradas palestras sobre o grão, a cana-de-açúcar e logística no ramo e os alunos poderão conhecer os terminais da Copersucar e do Citrosuco.

Já no dia 4 de junho, o tema discutido na programação do evento é “Produção e sustentabilidade” e o passeio ocorre na Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna, e na Estação Experimental Agrícola da Basf, em Santo Antônio de Posse.

EXPECTATIVA – Para Letícia Santin, 20, aluna do 3º semestre de jornalismo e que irá participar do evento pela primeira vez, a expectativa é entender os impactos do agronegócio no dia-a-dia, por ser setor de destaque no Brasil. Já a estudante do 5º semestre da graduação, Bianca Martim, 19, concorda com a relevância da área e planeja aproveitar ao máximo as atividades. “Minha expectativa maior é a visita à B3. Espero absorver o máximo de informações compartilhadas pelos profissionais responsáveis pela ABAG e pelos jornalistas que farão as palestras. É uma oportunidade única para os estudantes”, afirma ela.

O jornalista graduado pela Unimep e ganhador das edições de 2014 e 2015 do Prêmio Abag/RP, Lucas Jacinto, conta como a experiência no evento o levou a trabalhar no ramo por meio da Ag.In, dando consultoria em marketing de conteúdo agro. Para ele, a atividade é um acesso privilegiado aos alunos de jornalismo, que terão contato com as melhores referências do mercado agro. “É importante fazer essa conexão da Unimep com o curso de jornalismo e Piracicaba, um dos polos mais citados em inovação tecnológica na agricultura”, conta ele, ao citar as AgTechs da cidade, incubadoras e hubs como a EsalqTec, Animals Hub, dentre outras.

No dia 15 de maio, Jacinto também apresenta palestra na B3 sobre a sua trajetória desde o prêmio Abag até atualmente, em que atua com informação técnica e de impacto socioambiental.


PRÊMIO - 
Criado em 2008, o prêmio da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto incentiva o trabalho jornalístico de divulgação sobre o agronegócio brasileiro. Os alunos participantes do ciclo têm a oportunidade de inscrever trabalhos inéditos na categoria Jovem Talento. Os três primeiros colocados receberão valores em vale compras. Os estudantes e participantes podem acessar o regulamento completo do prêmio nesse link: http://www.premioabagrpdejornalismo.com.br/media/pdf/abagrp-regulamento-premio-jornalismo.pdf. O resultado da premiação ocorre em novembro.

 

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 14/05/2019

 

registrado em: