Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de letras-inglês participam de evento sobre pesquisa acadêmica

Alunos de letras-inglês participam de evento sobre pesquisa acadêmica

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/12/2015 13h18, última modificação 26/04/2016 15h53

A pesquisa acadêmica é uma área importante da vida universitária e muito valorizada, principalmente fora do Brasil. Para desenvolver as habilidades dos alunos, a equipe da coordenação dos cursos letras – inglês (licenciatura) e letras – inglês tradução e interpretação realizou a 1ª Exposição Científica dos Alunos de Letras Inglês.

O evento ocorreu no dia 11, no campus Taquaral. Os estudantes produziram artigos científicos na disciplina metodologia de pesquisa e produção de textos acadêmicos, conforme os moldes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e apresentaram seus trabalhos no formato pôster, modalidade de apresentação mais comum para graduandos em eventos acadêmicos.

De acordo com Samira Spolidório, professora do curso de letras-inglês e organizadora da iniciativa juntamente com a docente Adriana Marcon, o tema de cada pesquisa foi escolhido pelos próprios alunos.

TEMAS

Na atividade, os estudantes de letras inglês (licenciatura) abordaram os diferentes métodos de ensino, a importância do ensino de inglês como língua estrangeira e as influências socioculturais e econômicas que fazem do inglês uma língua global. Já os alunos de letras inglês tradução e interpretação escolheram temas bastante diversificados, que incluíram tradução literária de textos clássicos e contemporâneos, tradução de poesia, tradução de quadrinhos e tradução audiovisual para TV e cinema.

A docente também conta que a intenção principal foi incentivar os alunos a despertar o interesse pela pesquisa acadêmica, desde o início do curso.

“Realizar um evento para que os alunos pudessem apresentar seus pôsteres e divulgar suas pesquisas possibilitou que a experiência fosse muito próxima da realidade dos eventos científicos na área, e, ao mesmo tempo, ocorresse dentro de um ambiente menos hostil e intimidador, já que os outros participantes eram colegas de turma e de curso, além de amigos e familiares que vieram prestigiá-los”, destaca Samira.

Texto: Serjey Martins
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina