Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de licenciaturas participam do projeto Educação Complementar

Alunos de licenciaturas participam do projeto Educação Complementar

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/03/2012 08h23, última modificação 26/04/2016 15h48

A Unimep sediou a abertura oficial do Projeto de Educação Complementar, uma parceria educacional entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Piracicaba. O Projeto de Educação Complementar é uma iniciativa criada em 2009. Integram a ação 86 estagiários dos cursos de licenciatura da Unimep (ciências biológicas, educação física, música e pedagogia) e os alunos de 6 a 11 anos da rede pública. O programa oferece atividades educativas para as crianças, em horário contrário ao das aulas regulares. 

São ações de alfabetização, reforço escolar, iniciação musical, educação ambiental e educação física. Segundo a coordenadora do projeto na Unimep, professora Márcia Aparecida Lima Vieira, o estudante coloca-se como parceiro do professor de educação básica, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho na rede municipal. 

“A busca por essa parceria com a Unimep tem por intuito compartilhar ações e discussões que possam favorecer a formação docente e a melhoria na qualidade do processo educacional dos envolvidos, além de favorecer a criação de novo vínculo das crianças com a escola na tentativa de contribuir com o desenvolvimento integral delas, evitando muitas vezes, a exposição  a situações de risco ou de vulnerabilidade social”, diz Márcia. 

Durante a solenidade, foram apresentados os detalhamentos sobre as atividades que serão realizadas no dia a dia nas escolas. Antes de o contato direto com os alunos, os universitários irão trabalhar no planejamento das ações, levantamento de materiais e organização dos espaços pedagógicos.

ABERTURA

A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório Verde do campus Taquaral, no último dia 2 de março. Estiveram presentes alunos e professores envolvidos na iniciativa, além de o reitor da Unimep, Clovis Pinto de Castro, e o secretário municipal de educação, Gabriel Ferrato. O evento marcou o início oficial das atividades de 2012 do projeto.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 10/03/2012

registrado em: