Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de odontologia da Unimep realizam mais de 600 atendimentos gratuitos à comunidade de Ipameri, Goiás

por Angela Rodrigues publicado 29/08/2017 05h00, última modificação 29/08/2017 11h47
Trabalho voluntário desenvolvido pelos universitários ocorreu por meio do projeto Unimep na Comunidade – 1° Projeto Missionário Uma Semana Pra Jesus.

Aproximadamente 600 procedimentos realizados e mais de 150 pacientes atendidos. Em resumo, esses foram os principais resultados do trabalho voluntário desenvolvido pelos alunos do curso de odontologia da Unimep no projeto Unimep na Comunidade – 1° Projeto Missionário – Uma Semana Pra Jesus da 8° Região Eclesiástica da Igreja Metodista. Os universitários estiveram entre os dias 21 e 30 de julho na cidade de Ipameri, em Goiás, e atenderam moradores do município e das tribos indígenas localizadas na região.

Ao longo desse período, os estudantes realizaram gratuitamente 61 remoções cirúrgicas de elementos dentários (exodontias); 372 restaurações; 44 procedimentos de raspagem; 35 orientações relacionadas à higiene bucal; 43 atendimentos relacionados à profilaxia e 23 aplicações de flúor; dentre outros procedimentos.

Além dos atendimentos na área de odontologia, a comunidade de Ipameri também recebeu missionários da Igreja Metodista que realizaram ações relacionadas ao evangelismo.

EXPERIÊNCIAS QUE MARCAM

São distintos os sentimentos e observações vivenciados pelos alunos sobre a participação no projeto Uma Semana Pra Jesus. Lidiane Augusto Fedel, 21, aluna do 5º semestre do curso de odontologia, conta que a iniciativa foi marcante para todos os que participaram. “Adquirimos não apenas a experiência acadêmica, mas também aprendemos a ser mais humanos. É gratificante quando terminamos de atender o paciente. Fomos muito bem acolhidos e com certeza participaria novamente”, afirma. Acompanhe outros depoimentos dos alunos do curso de odontologia:

Laís Amanda dos Santos, 23, aluna do 10º semestre de odontologia: “o projeto foi maravilhoso e gratificante. Participaria novamente, com toda certeza”.

Gabriela Lopes dos Santos, 23, estudante do 7º semestre da graduação: “o projeto tem como intuito ajudar o próximo, porém, esse é o segundo ano em que vou e sempre tenho a sensação que me ajudaram muito mais do que pude ajudá-los. Ainda podemos mudar o mundo e são os pequenos atos que fazem isso acontecer!”.

Júlio Kenji Simomura, 51, universitário do 8º semestre: “gostei muito do projeto, foi tudo ótimo!!! Sem dúvida, gostaria de participar dos próximos projetos!!!”

Alexia Paula da Luz, 21, que cursa o 6º semestre: “uma experiência que vai além de apenas trabalho voluntário. Trata-se de renovar o espírito, poder ensinar e também aprender, receber mais do que doar e, no final, ganhar o pagamento mais puro que existe: o sorriso de alguém. Poder ver o sorriso das pessoas brotar no rosto e na alma após receber um simples gesto de cuidado. É gratificante demais, é o que nos mostra o sentido de estarmos ali e faz todo o nosso trabalho valer a pena”.

Larissa Corrêa de Souza, 21, aluna do 6º semestre: “foi um dos maiores aprendizados na vida de cada um que participou. Queria que todos tivessem a oportunidade de viver um projeto como esse, em que você tanto doa como recebe tanto amor e aprendizado”.

Emanuela Maria Veronessi Alarcão, 20, aluna do 4º semestre: “achei o projeto muito organizado e feito com muito amor. As pessoas envolvidas realmente vão com o intuito de ajudar sem receber nada em troca, além de sorrisos e gratidão”.

Jefferson Silveira, 28, aluno do 10º semestre: “não tem dinheiro que pague o abraço e o sorriso no rosto que ganhei de cada paciente que pude ajudar. Voltei com minhas energias renovadas e com uma paz muito grande em meu coração. Sinto que cumpri a missão que Deus me deu de ir e ajudar a cidade de Ipameri”.

Isabela Fernanda Penteado, 24, aluna do 4º semestre: “o projeto foi maravilhoso, é um crescimento tanto na questão profissional quanto pessoal. Voltaria com certeza”.

Yessica Monroy, aluna do 6º semestre: “Participar de trabalho voluntário é sempre gratificante, e esse me proporcionou experiências que irei carregar na minha bagagem tanto profissional quanto social. Uma semana pode parecer pouco, mas cada sorriso e agradecimento dos moradores valeu por um ano todo! Amei ter feito parte dessa equipe”.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina