Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de odontologia debatem e solucionam casos clínicos relacionados à saúde bucal

Alunos de odontologia debatem e solucionam casos clínicos relacionados à saúde bucal

por Angela Rodrigues publicado 24/10/2021 05h00, última modificação 27/10/2021 17h38

Identificar as possíveis consequências da desnutrição para a saúde geral e bucal das crianças, auxiliar na prevenção de doenças e descobrir alterações sistêmicas que devem ser encaminhadas para avaliação e tratamento com o profissional mais adequado. Esses são alguns dos principais objetivos de projeto voluntário desenvolvido atualmente por um grupo de 20 alunos do 5º ano do curso de odontologia do campus Lins da Unimep. 

A ação, que é coordenada pela professora do curso de odontologia, Tais Elisabete Crivellaro de Menezes, teve início no último dia 20 de setembro. 

Segundo detalha Tais, o projeto é realizado em etapas distintas, por meio de reuniões e debates semanais. “Realizamos reuniões e encontros para que os estudantes possam adquirir novos conhecimentos, debater casos clínicos e produzir e divulgar conteúdos que possam auxiliar a prevenção de problemas relacionados à saúde bucal”, afirma ela 

As ações do projeto serão finalizadas no dia 23 de outubro (sábado), com a promoção de um “Pedágio Solidário” para a arrecadação de leite integral. Todos os produtos arrecadados serão doados ao “Fundo Social de Solidariedade”, ligado à Prefeitura de Lins. 

A iniciativa conta também com o apoio do coordenador da graduação, o prof. Marco Polo Marchese. 

APRENDIZADO – Com a participação no projeto, os alunos desenvolvem ações distintas que proporcionam muito aprendizado e enriquecem a formação. 

“O projeto também tem o objetivo de, em suas fases seguintes, estimular a reflexão sobre o papel mais amplo do profissional da saúde em sua comunidade, detectando possíveis necessidades e buscando com criatividade soluções e auxílios para melhorar a qualidade de vida daqueles que precisam. A última etapa de nossa atividade consistirá na realização de um “Pedágio Solidário” para arrecadação de leite de caixinha (uma das grandes necessidades de crianças carentes em nossa cidade neste momento) que será doado aos que mais necessitam”, conta a professora Tais. 

 Ela acrescenta que as ações também ajudam a conscientizar os alunos a verem o paciente de maneira integral. “Os alunos voluntários participam de todas as etapas da atividade. Já os estudantes que não estão envolvidos na atividade diretamente são estimulados a ajudar divulgando nosso pedágio em suas redes sociais e também a participar prestigiando o evento e doando”, conta a docente. 

 Segundo ela, por meio desse projeto, os estudantes de odontologia desenvolvem aspectos importantes para a formação.  

 “Eles estão adquirindo novos conhecimentos, desenvolvendo sua criatividade para a solução de problemas e refletindo sobre seu verdadeiro papel dentro da comunidade. Para mim, o mais importante é que, ao final, eles poderão perceber que qualquer ação, mesmo que simples, pode fazer a diferença tanto na vida de quem está precisando de ajuda, como na vida daquele que ajudou”, afirma Tais. 

 A participação dos alunos no projeto conta como atividade complementar e os estudantes participantes receberão certificado. 

SOLIDARIEDADE – Todas as doações recebidas com a iniciativa “Pedágio Solidário” serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade, ligado à prefeitura de Lins. “Com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas perderem empregos e fontes de renda. Em nossa comunidade não foi diferente. Alguns problemas de saúde acabaram se intensificando também. Achei que seria interessante para os alunos realizarem uma atividade que acrescentasse em sua formação sob diversos aspectos: adquirindo conhecimento, estimulando a reflexão sobre seu papel na comunidade e a criatividade para solução de problemas”, conta a docente. 

“Acredito que todos podemos fazer a nossa parte e buscar com criatividade auxiliar os que mais estão necessitando neste momento. De pouquinho em pouquinho, muito pode ser feito”, destaca ela.

 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Foto: banco de imagens gratuito/Jonathan Borba
Última atualização: 04.10.2021

 

  

  

Conteúdo relacionado
Odontologia