Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de odontologia realizam campanha gratuita de prevenção ao câncer bucal

Alunos de odontologia realizam campanha gratuita de prevenção ao câncer bucal

por Angela Rodrigues publicado 05/06/2018 05h00, última modificação 06/06/2018 10h09

Levantamento de dados de pacientes, palestras sobre câncer bucal e realização de exame clínico intrabucal foram algumas das ações gratuitas promovidas por aproximadamente 60 alunos de distintos semestres do curso de odontologia da Unimep, em abril. As atividades fizeram parte da campanha de prevenção ao câncer bucal, desenvolvida pelos unimepianos no Centro de Saúde e consultórios odontológicos de unidades básicas de saúde de Lins e região. Com a supervisão da profª da graduação, Nancy Alfieri Nunes, eles atenderam gratuitamente cerca de 180 pessoas.

Divididos em quatro grupos, os estudantes fizeram o recrutamento de pacientes, por meio de distribuição de folhetos; preenchimento de fichas para o levantamento de dados; palestra sobre as causas de câncer bucal, lesões precursoras e orientações para a realização do autoexame bucal. Os estudantes também fizeram, ainda, exame clínico intrabucal nos pacientes, seguido de encaminhamento para atendimento. Segundo a docente, a campanha é realizada regularmente no 1º semestre do ano.

APRENDIZADO – A participação nessa campanha e em ações relacionadas é essencial para a formação profissional dos estudantes, aponta Nancy. A docente afirma que, com a iniciativa, os alunos observam e aprendem a respeitar a ética profissional no atendimento do paciente e respeito à sua condição.

“Eles também tomam consciência da necessidade de humanização no atendimento de pacientes carentes; desenvolvem habilidades pessoais; observam variações da normalidade e doenças bucais benignas, exercitam a realização do exame clínico, o diagnóstico de lesões básicas e que não requerem exames complementares e acompanham o tratamento proposto. Também orientam pacientes quanto a prevenção de cáries, dieta, uso de próteses e higienização das mesmas e identificam lesões suspeitas de câncer bucal. Os casos observados podem gerar, inclusive, pesquisa científica, apresentação em jornadas e mesmo trabalhos de conclusão de curso”, afirma ela.

A campanha de prevenção ao câncer bucal é promovida pelos alunos e docentes do curso de odontologia da Unimep, em parceria com a Secretaria de Saúde de Guaiçara. Além de participar da campanha contra o câncer bucal, os estudantes também atuam em campanhas distintas realizadas pelas secretarias de saúde de Lins e região.

Câncer bucal – Segundo aponta Nancy, a estimativa de câncer de boca para o biênio 2018-2019 é de 11.200 novos casos para homens e de 3.500 casos novos para mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). “A forma mais comum de câncer de boca é o carcinoma espinocelular e, hoje, a grande incidência é na região de língua, tanto em homens quanto em mulheres”, afirma ela.

Confira algumas dicas citadas pela docente que podem auxiliar as pessoas na prevenção da doença:

– Manter a alimentação saudável e a boa higienização da boca (dentes e língua);

– Eliminar hábitos relacionados ao tabaco e ao consumo de álcool, e evitar exposição ao sol. “Como as principais causas para o desenvolvimento de lesões precursoras é o tabaco, álcool, sol e Papiloma virus (HPV), a cessação de hábitos é extremamente importante, bem como a proteção contra o sol, para pessoas que trabalham expostos a ele por um período diário de aproximadamente 8 horas, com chapéu de aba larga, uso de protetores cutâneos e labiais”.

- Realização do autoexame bucal em local claro e diante de espelho para identificar lesões incipientes e precursoras, e realização de avaliação periódica também pelo cirurgião-dentista. “Qualquer lesão indolor branca, vermelha, branca, vermelha e ulcerada que perdure além de 15 dias deve ser avaliada por um cirurgião-dentista”, afirma Nancy.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal dos alunos do curso de odontologia
Última atualização: 23/05/2018