Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de odontologia voluntários atendem comunidades indígenas na 9ª Missão Univida

por Angela Rodrigues publicado 12/11/2019 05h00, última modificação 13/11/2019 20h18

Um grupo de 16 alunos e ex-alunos do curso de odontologia do campus Lins da Unimep participou voluntariamente, em julho, da 9ª Missão Univida Dourados - “Javy ‘A Porã”, expressão que significa “Paz no coração de vocês”. A ação foi realizada na reserva indígena de Dourados (MS), na aldeia de Jaguaripu e proximidades.. Por meio dela, os estudantes e profissionais ofereceram assistência e atendimentos gratuitos à comunidade. Dentre as principais ações realizadas estiveram atendimentos odontológicos, auxílio na distribuição de doações, limpeza e alimentação na aldeia de Jaguaripu, formada por cerca de 16 mil indígenas, que, em sua maioria, vivem em situação de vulnerabilidade social.

A oportunidade de os unimepianos participarem do projeto ocorreu por meio da iniciativa do egresso José Iraja Rino. Após contato com o fundador da Missão Univida, o padre Eduardo Lima, ele incentivou a participação dos alunos.

A Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida (Univida) é uma ONG humanitária, orientada pelo padre Eduardo Alves de Lima e composta por jovens universitários. Desde 2012, o grupo realiza missões no país.

Atuaram como voluntários do projeto os universitários e graduados do curso de odontologia: Carol Sottoriva (graduada), Izabella Arroyo (graduada), Marcel Casa Grande, Vanessa Galindo, Fernanda Lima, Maria Victoria Fonseca, José Eduardo Reinaldo, Nathalia Bozzo, Layane Espada, Simone Beltrão, Lidiane Fedel, Marianna Kamiyama, Gabriela Calixto, Maria Fernanda Faria, Mariana Freitas e Rayane Thais de Farias Rodrigues.

VIVÊNCIA – Aluno do 4º semestre de odontologia, José Eduardo Martelo Reinaldo, 21, participou pela segunda vez da missão. “Essa experiência gera mudança em nossas vidas. Ao sair da zona de conforto, percebemos que o mínimo para viver é muito quando se tem amor no que se faz para melhorar a qualidade de vida dos atendidos pelo projeto. Foi sem dúvida alguma a esperança de uma vida justa”, afirmou ele.

Já Marcel Casa Grande, do 10º semestre de odontologia da Unimep, destaca o crescimento pessoal no projeto. “Lá, na missão Univida, valorizamos simples atividades do cotidiano, já que a maioria das pessoas não possui água potável e, muito menos, consegue se alimentar uma vez ao dia. Univida é amor ao próximo, é a vontade de fazer o bem e se tornar mais humano”, aponta o estudante.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal alunos do curso de odontologia da Unimep
Última atualização: 12/11/2019