Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de PP e arquitetura embarcam para intercâmbio no Reino Unido

Alunos de PP e arquitetura embarcam para intercâmbio no Reino Unido

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/09/2012 09h49, última modificação 26/04/2016 15h49

Conhecer novos lugares e pessoas, uma nova cultura e praticar outro idioma. Estas são algumas das experiências que os alunos da Unimep Daniel Bassette, do 8º semestre de arquitetura e urbanismo, e Lucas Vidigal, do 5º semestre de publicidade e propaganda,  vivenciarão em breve. Os estudantes viajam nesta terça-feira, 11, para a Inglaterra para participar de um intercâmbio oferecido por meio do programa Ciência sem Fronteira, iniciativa do governo Federal que desde a primeira chamada, ocorrida em 2011, oferece bolsas sanduíches para o exterior. O destino dos dois é Londres, onde ficarão por um ano. 


Os alunos selecionados para participar do programa conciliam estudos e estágios, tendo todas as despesas financiadas pelo governo. Até o momento 69.176 estudantes de graduação de todo o país se inscreveram no programa e aproximadamente 16,84% deles foram selecionados, ou seja, 11.651 alunos. 


Ser selecionado para um programa em que concorrem alunos de graduação de todo o país não é tarefa fácil. Vidigal e Bassette passaram por avaliações realizadas pela Unimep, pelo governo do Brasil, governo Britânico e pelas universidades do Reino Unido, além do Teste de Proficiência da Língua Inglesa (IELTS), avaliações decisivas para a conquista da bolsa. 


REALIZAÇÃO

Vidigal (foto ao lado), 20, natural de Goiânia, conta que estudar e morar em Londres é um sonho antigo. “Acredito que essa nova jornada que está por vir,  me ajudará a amadurecer muito, assim como, evoluir. O contato com o aperfeiçoamento da língua inglesa refletirá tanto na vida profissional, quanto na pessoal”, diz o universitário, que tem como destino a University of East London.

“Sinto-me muito realizado e bem exausto, pois foram quase oito meses de esforços.  Mantive o foco e batalhei bastante, sem desistir, por mais impossível que parecia a cada etapa enfrentada. Deus sempre me deu força e renovou minhas energias”, ressalta Vidigal. 


EXPECTATIVAS

Bassette (foto abaixo), 26, nascido em Americana, irá estudar na University of the Arts London e está repleto de expectativas. “Minha ideia é aproveitar essa transformação urbanística que Londres passou, em decorrência dos jogos Olímpicos, e dar início ao meu trabalho final de graduação. Além dos estudos, conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes em uma capital europeia será uma experiência de vida única\", diz o aluno.
 
O futuro arquiteto está muito feliz e valoriza esta conquista: “a chamada do programa dizia: os melhores alunos do Brasil nas melhores universidades do mundo. Sinto-me com a responsabilidade de representar o nome da Unimep, pois sou um dos pioneiros do programa. E quem sabe, abrir as portas de vez para que outros alunos possam conseguir o mesmo”. 


Bassete conta que ainda não consegue medir o impacto que a nova experiência trará para sua vida pessoal e profissional, mas está muito animado. “A possibilidade de conhecer  in loco tudo que estudei no curso, me deixa empolgado, principalmente porque lá é muito fácil se deslocar de um país para outro. Em um dia posso estar diante da Ronchamp do Le Corbusier, no outro, em frente ao Coliseu”, destaca. 



Texto: Elaine Pereira  
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 10/09/2012

registrado em: