Alunos de PP e design gráfico vencem concurso cultural
Os alunos da Unimep Guilherme Prestes (foto capa), do 4º de publicidade e propaganda, e Cesar Augusto Coelho Prates, 4º semestre de design gráfico, são dois dos três vencedores do Concurso Cultural Crack - A Exclusão Social e o Risco Iminente de Morte. A iniciativa tem como proposta conscientizar a população dos males causados pelo consumo do crack - droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. Os alunos da Unimep concorreram com estudantes de escolas superiores e técnicas de todo o Estado de São Paulo. Como premiação, além de um Ipad, os vencedores terão seus trabalhos veiculados em todo o Estado durante o segundo semestre de 2012, além de no território nacional.
Crack Mata quem Usa e quem Não Usa (capa acima) é o nome da campanha que garantiu o prêmio a Coelho Prates. Fiquei muito surpreso com o resultado. Não esperava estar entre os vencedores. Agradeço a premiação, diz o estudante.
Já Prestes venceu o concurso com o trabalho intitulado Crack - pra Morrer Basta um Estalo (foto abaixo). Ter participado de um concurso de grande porte como este e ter o trabalho escolhido por grandes nomes da propaganda é de extrema importância. Receber o prêmio no primeiro concurso do qual participo, prova minha capacidade e estimula a criação de coisas novas e fora do convencional, diz o aluno.
O CONCURSO
Os inscritos tiveram o desafio de criar uma peça publicitária para outdoor baseada no tema do concurso. Na Unimep os alunos participantes no concurso tiveram ajuda do professor da Faculdade de Comunicação (Facom), Victor Corte Real, que os orientou sugerindo termos de adequação da redação publicitária e do tratamento estético da produção gráfica.
É uma excelente oportunidade de os alunos colocarem em prática os conhecimentos obtidos durante as aulas, e poderem sentir seu potencial competitivo diante de outros concorrentes de todo o Estado. Fazer parte dessa relação de 15 finalistas deve ser considerada como uma importante conquista, motivo de orgulho para os próprios alunos e para a Unimep, inclusive porque os trabalhos farão parte de uma exposição itinerante, conta o professor.
Real também orientou outro aluno da Unimep Lucas Baldo Fraga, do 4º design gráfico, que também chegou à semifinal do concurso com a campanha É uma Vez Só. Quando mandei minha ideia não tinha noção da quantidade de pessoas que se inscreveriam, ter estado entre os 15 finalistas foi algo muito válido, diz Fraga.
A atividade é realizada pelo Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo.
Texto: Elaine Pereira
Fotos: divulgação
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 03/08/2012