Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do 8º semestre de jornalismo apresentam documentários

Alunos do 8º semestre de jornalismo apresentam documentários

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/08/2012 10h25, última modificação 26/04/2016 15h49

Os alunos do 8º semestre do curso de jornalismo da Unimep apresentam na próxima quarta-feira, 29, às 19h30, no Auditório Verde, do campus Taquaral,  cinco documentários de temática livre. O projeto pertence à disciplina Tópicos Especiais em Jornalismo, ministrada pela professora Ana Maria Cordenonssi. A proposta é  preparar os estudantes para a realização de um segundo documentário, com conteúdo jornalístico, voltado para o trabalho de conclusão de curso. A entrada é gratuita. Confira:

Cheiro das Cores

Sinopse:  ser privado de um dos sentidos não significa morte social, pois é possível desenvolver outras habilidades até então desconhecidas e que se revelam nas atitudes de quem enfrenta este tipo de problema com coragem e naturalidade. É isto que mostra o documentário: pessoas com baixa visão que encontraram nas artes plásticas um novo caminho para viver e expressar a sensibilidade ao representar o mundo que aprenderam a enxergar de outra forma.
Autores: Elaine Pereira, Raphael Justino, Michaela Frasson, Angélyca Paiva, Flavia Ribeiro e Graziela Landussi.
Direção: Cláudia Assencio.

Não Se Cale!

Sinopse:
 depoimentos de mulheres que sofreram violência doméstica e que, mesmo fragilizadas, encontraram o caminho para começar uma nova vida é o mote desta trama. A triste realidade vivida está relatada com emoção e revela que as histórias de violência têm começo e meio, mas que o fim depende da coragem da mulher e da força de vontade para se reerguer e começar uma vida nova.
Autores: Amanda Maretti, Karina Bonfá, Laura Tesseti, Luana Rodrigues e Valéria Spinelli.
Direção: Karina Bonfá.

Santa Olímpia, 120 anos

Sinopse:
documentário sobre a história e a comemoração dos 120 anos do bairro Santa Olímpia, em Piracicaba/SP, com imagens, entrevistas, história e curiosidades dos imigrantes que em 1877, em busca de novas oportunidades, deixaram a região de Tirol, vieram para o Brasil e se instalaram na fazenda Santa Olímpia. Além de trechos históricos, a produção traz a passagem de tempo entre as várias gerações, desde o fim do século passado até hoje para mostrar como as peculiaridades desta cultura (religião, dialeto, gastronomia), características fazem da comunidade trentina-tirolesa tão ímpar.
Autores: Camila Figueiredo, Felipe Abrahão, Fernando Galvão, Rafaela Gazetta, Saulo de Assis, Vanessa Carvalho e Vladimir Catarino.
Direção: Fernando Galvão.

Saudade

Sinopse:
esta produção mostra as diferentes perspectivas sobre a saudade. Histórias se cruzam e revelam um universo misto de alegria e tristeza: a dor da mãe que tem o filho na cadeia, a paixão que ficou para trás, as brincadeiras de criança que o mundo adulto tira, a morte de pessoas queridas, enfim, os bons momentos que se foram e quase nunca voltam. Profissionais da filosofia e da linguística analisam esse sentimento e ajudam a compreender o porquê de sentir, chorar e rir ao lembrar do que existiu e hoje não existe mais.
Alunos: Caroline Solano, Cíntia Tavares, Leonardo Belquiman, Lucas Calore, Mariana Neves, Nayara Oliveira, Ronald Gonçales e Sabrina Franzol.
Direção: Mariana Neves.

O Bem Comum

Sinopse:  o vídeo retrata a história do Centro de Capacitação Profissional do Adolescente de Americana, interior do Estado de São Paulo, que, além da capacitação profissional gratuita, oferece formação ética e social a crianças e jovens num cenário que poucos conhecem e que outros fingem não saber. O vídeo mostra que o CCPA desenvolve ações de responsabilidade social capazes de transformar a vida de um indivíduo, grupo ou sociedade, de forma simples, ou seja, mudar a realidade das pessoas com Informação, cultura e educação.
Alunos: Antonio Corazza, Arthur Belotto, Carla Rossignolli e Ricardo Gonçalves.
Direção: Ricardo Gonçalves.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa