Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do 8º semestre de jornalismo apresentam documentários

Alunos do 8º semestre de jornalismo apresentam documentários

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/08/2014 09h10, última modificação 26/04/2016 15h51

O curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unimep promove na próxima terça-feira, 26, a 11ª Mostra de Documentários. Na ocasião serão exibidos cinco documentários produzidos no primeiro semestre deste ano pelos alunos do 8º semestre. O evento ocorre a partir das 19h30, no Auditório Verde, do campus Taquaral. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A orientadora dos projetos, professora Ana Maria Cordenonssi, ressalta o conhecimento que os estudantes adquirem com essa atividade. “A cada ano os documentários se aprimoram mais e é sempre muito motivador todo o processo. Os alunos aplicam na prática as várias etapas da atividade jornalística, como pauta, entrevista, questões éticas em relação ao entrevistado, decupagem e edição; e as produções exigiram muita dedicação”, conta.

Confira a lista de documentários e a sinopse:

Muito Além do Lar
Sinopse: este documentário trata, primordialmente, da história de vida de alguns moradores do Lar dos Velhinhos de Piracicaba-SP e apresenta diferentes estilos de vida. Torna conhecidas as diversas facetas da velhice com base nos relatos destes idosos, de forma a respeitar os diferentes modos de vida nessa etapa.
Autores: André Medolago, André Rossi, Gustavo Belofardi, Luis Capucci, Renato Evangelista e Romeu Neto.

Cuidadoras do Tempo
Sinopse: o envelhecimento da população comprova que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou, exigindo novas atividades decorrentes da dependência de outras pessoas, o que deu origem ao profissional cuidador. O documentário mostra as histórias e desafios dos profissionais que cuidam dos idosos e de pacientes em geral.
Autores: Airan Rodrigues, Cris Daniele Yamamoto, Guilherme Pires, José Claudinei Cardoso Júnior, Marina Maimone e Pedro Franco.

Portelinha
Sinopse: no documentário foi retratada a história de vida das pessoas que moram na favela Portelinha, em Piracicaba, em condições precárias. Os relatos dos moradores revelam a dura realidade que enfrentam, mas também mostram a disposição que eles têm para enfrentar as adversidades da vida e os anseios de mudar para um imóvel de condições mais dignas.
Autores: Ariovaldo Campos Junior, Jéssica Rodrigues, Laís Menegati Schiavolin, Luana Ruiz, Mariana Spezzoto Forlevize, Marina Coltro, Paula Amaral e Thais Nascimento.

Recomeço
Sinopse: este trabalho traz no enredo a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a cura de uma das doenças mais temidas: o câncer. Com depoimentos emocionantes de várias pessoas que superaram a doença, o apoio da família, da fé e de ações sociais constam como fatores fundamentais para vencer a doença.
Autores: Adriel Arvolea, Bárbara Silva, Camila Chames, Dora Allice Vitti, Elisabete Alhadas, Gustavo Vargas, Jamile Ferraz e Raiza Tronquin.

O Socorro da Alma: O Bem dos Animais
Sinopse: A terapia com o uso de animais tem apresentado bons resultados. Este documentário destaca duas modalidades: a utilizada com cavalos ou éguas (equoterapia) e também a desenvolvida com cachorros (cinoterapia). Traz depoimentos de especialistas, adestradores e profissionais da área da saúde sobre a melhora do quadro clínico dos pacientes.
Autores: Arthur Nunes, Carla Lauton, Eduardo Marins, Juliana Goulart, Larissa Israel, Maria Caroline Ribeiro, Natália Zanini e Wagner Gonçalves.


Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Mariana Spezzoto/Raiza Tronquin
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 22/08/2014

registrado em: