Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do curso de administração apresentam projetos na Mostra de Novos Negócios

Alunos do curso de administração apresentam projetos na Mostra de Novos Negócios

por Angela Rodrigues publicado 22/06/2020 02h00, última modificação 09/10/2021 01h25

 

Alunos do 3º semestre do curso de Administração da Unimep participam hoje, quarta-feira, 17, e também no próximo dia 24 de junho, da 1ª edição da Mostra de Novos Negócios da graduação.

A iniciativa, direcionada apenas aos universitários, será realizada na disciplina “Projeto Integrador” da graduação e ocorrerá por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, no horário e aulas da disciplina, das 21h às 22h20. Os dois melhores trabalhos serão premiados, de forma simbólica, com 100 mil moedas.

A atividade será supervisionada pelo docente da disciplina, o prof. José Roberto Soares Ribeiro.

Ele conta que a Mostra de Novos Negócios nasceu a partir da necessidade de avaliação da aprendizagem na disciplina e tem como principal objetivo desenvolver o empreendedorismo junto aos discentes já nos primeiros semestres do curso de Administração. “A disciplina está focada no desenvolvimento de um novo negócio baseado em plataformas de negócio e modelagem de negócios”, afirma. 

NA PRÁTICA – Para a realização da Mostra de Novos Negócios, os empreendedores serão os próprios estudantes. Eles estarão divididos em dez grupos com até cinco integrantes. No total, serão apresentados 10 projetos de novos negócios.

Nas datas planejadas, dias 17 e 24, cinco grupos irão apresentar seus respectivos trabalhos, desenvolvidos a partir da ferramenta Canvas (Business Model Canvas). A ferramenta é utilizada para o desenvolvimento de um plano de negócios simplificado com enfoque qualitativo.

O tempo de apresentação terá a mesma duração das aulas destes dias, ou seja, 1h20 minutos. “Desta forma, cada grupo terá aproximadamente 12 minutos para apresentar o seu projeto e haverá um pequeno tempo para pergunta dos demais alunos que farão o papel de investidores anjo”, aponta o docente. 

MELHORES TRABALHOS – Do total de projetos apresentados, dois serão eleitos os melhores a partir da maior média das notas das avaliações do conjunto dos investidores, analisada também com a avaliação do docente da disciplina. 

Os trabalhos vencedores serão premiados com 100 mil moedas de investidores anjos,  a serem representados pelos próprios alunos enquanto assistentes das apresentações dos colegas. As 100 mil moedas a serem destinadas aos melhores projetos têm valor fictício e simbólico. 

“Cada aluno irá avaliar os nove projetos das outras equipes. Trata-se de uma encenação de um evento real. Saliente-se que estas avaliações serão feitas em critérios relativos a qualidade de um plano de negócios com uso do Canvas”, destaca o prof. José. 

PROJETO INTEGRADOR – Ao longo do curso de Administração, os estudantes da graduação têm três disciplinas de Projeto Integrador. O docente José Roberto conta que elas iniciam desde o 1º semestre, onde os estudantes vão desenvolvendo um projeto que culmina no 3º semestre. “Os trabalhos buscam integrar conteúdos com outras disciplinas do semestre”, afirma ele. 

Já o coordenador da graduação, o prof. Carlos Alberto Zem, destaca que “a disciplina também trabalha com assuntos que aproximam o campo de estudo e prática da Administração das tendências contemporâneas de gestão, constituindo-se como um dos diferenciais do curso”.

 
ANOTE – Mostra de Novos Negócios do curso de administração. Dias 17 e 24 de junho, das 16h30 às 18h, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimep
Fotos: Fox/banco de imagens Pexels
Última atualização: 17/06/2020