Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do curso de direito do campus Taquaral são aprovados no Exame de Ordem (OAB) antes de concluir a graduação

por Angela Rodrigues publicado 27/11/2017 22h00, última modificação 30/11/2017 10h08
Alunos dos 9º e 10º semestres do curso de direito da Unimep, aprovados no Exame de Ordem da OAB, destacam desafios e aprendizado com a realização das provas.

Mais de 30 alunos do curso de direito do campus Taquaral foram aprovados no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) antes de concluir a graduação. Os universitários participaram das provas objetiva e prático-profissional de distintas edições do Exame, no período em que cursavam o 9º e o 10º semestre da graduação.

Desse total, 31 alunos foram aprovados na 22ª edição do Exame de Ordem, que teve a prova objetiva realizada em abril e a prova prático-profissional aplicada em maio. Já outros três estudantes foram aprovados na 21ª edição do Exame, que aplicou a prova objetiva em novembro e a prova prática profissional em janeiro, e um aluno obteve aprovação na 20ª edição do Exame, que teve provas realizadas em julho e setembro.

APRENDIZADO

Ana Júlia Pereira Rosa e Victor Tanese Nunes cursam o 10º semestre da graduação, mas participaram e foram aprovados no Exame no semestre passado, quando cursavam o 9º período. O resultado foi conquistado já na primeira vez em que ambos realizaram o Exame.

Ana Júlia conta que manter a disciplina, o foco nos estudos e, também, o controle emocional para não se desestabilizar no momento das provas foram os principais desafios. Para participar das duas etapas do Exame, a universitária uniu os conhecimentos recebidos na graduação, com a resolução de questões, muita leitura e a ajuda de curso preparatório. “A Unimep conta com um grupo muito qualificado de docentes, que contribuem com o conhecimento jurídico teórico e prático, desde o 1º semestre por meio de aulas, palestras, semanas jurídicas, laboratórios de prática, dentre outras. Além disso, investe em seus alunos com diversas ferramentas. Isso, com certeza, fez a diferença e me ajudou na hora da aprovação”, afirma ela.

Já Victor optou por estudar por conta própria para as provas do Exame. A preparação contou também com a participação em cursos online e presenciais, que possibilitaram extensa didática. “Os principais desafios para a realização do Exame foram o nervosismo e o cansaço, haja vista que o período correspondente foi na mesma época do período de provas da universidade”, afirma o estudante. Além disso, ele destaca a contribuição essencial da Unimep em “distintos aspectos, tais como: a estrutura que a instituição possui, o corpo docente e outros”.

Cintia Nakae Fudimori concluiu o curso de direito no final de junho, e participou, pela primeira vez, das duas etapas do Exame no período em que cursava o 10º semestre. Ela conta que saber selecionar o que e como estudar, mas principalmente, saber controlar o nervosismo e a ansiedade na hora da prova foram os principais desafios. “Para a primeira fase, estudei sozinha, através do Vade Mecum, resolução de provas anteriores e livro de questões comentadas OAB. Já para a segunda fase, fiz um cursinho online”, conta ela que também conciliou os estudos e a preparação para o Exame com as atividades como mãe, dona de casa e bancária.

A estudante destaca que a Unimep proporcionou capacitação para o Exame. “A maioria das questões que são exigidas fazem parte do conteúdo já visto em sala de aula. Nem sempre é possível lembrar de tudo o que foi visto durante os cinco anos de graduação, e por isso é imprescindível fazer uma boa revisão e resolver muitas questões”, indica ela.

Texto: Angela Rodrigues
Coordenação: Celiana Perina
Fotos: Banco de Imagem (capa) e Acervo pessoal (internas).
Última atualização: 28.11.2017