Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do curso de direito Taquaral participam de Júri Simulado e destacam aprendizado sobre a prática profissional

Alunos do curso de direito Taquaral participam de Júri Simulado e destacam aprendizado sobre a prática profissional

por Angela Rodrigues publicado 01/11/2022 05h00, última modificação 01/12/2022 18h11

Alunos dos períodos diurno e noturno do 8º semestre do curso de direito da Unimep, unidade Taquaral, participaram no último dia 22 (terça-feira), da atividade Júri Simulado, ligada à disciplina Prática Jurídica Penal II da graduação.

Coordenada pelos docentes da graduação André Camargo Tozadori, que realiza a atividade desde 2010, e Eduardo Alberto Pinca, as atividades reuniram 32 estudantes das turmas dos dois períodos, que assumiram as funções de Juízes, Promotores de Justiça, Advogados, Réus, Testemunhas, Escreventes, Oficiais de Justiça e Jurados. Acompanhou também a iniciativa, a professora Manuela Cibim Kallajian, coordenadora do curso no campus Taquaral. 

Nas atividades, eles simularam o julgamento de um crime real de homicídio tentado, duplamente qualificado (Artigo 121, §2º, inciso II e IV combinado com o artigo 14, inciso II, todos do Código Penal), conforme detalha o professor André Camargo.

“Em resumo, após uma discussão no trânsito, o acusado foi ao encontro da vítima, ocasião em que ocorreu uma briga. O acusado desferiu na vítima dois golpes com objeto cortante.  A acusação pugnou pela condenação do réu nos exatos termos da denúncia. A defesa, por sua vez, desenvolveu a tese de legítima defesa e, subsidiariamente, a desclassificação para o crime de lesão corporal. Tanto no diurno como no noturno os jurados, após os debates e leitura dos quesitos, desclassificaram o crime de homicídio tentado, duplamente qualificado, para o delito de lesão corporal. O caso é real, porém, os dados foram preservados. Todos as informações processuais, tais como número do processo, comarca, nome das partes, data, localização etc., são fictícios”, afirma ele.    

PREPARO – Participaram do Júri Simulado no período diurno os estudantes: Flavia Rizzolo Carrascosa; Mariana Chiarini Silveira; Ygor Napoleão Casemiro Rego; Julia Nishime de Oliveira; Marília Salles Sanches; Mariana Oliveira Melo; Sthefane Santos Brito; José Pedro Bottene dos Santos e Josiane Gonçalves de Jesus Rossatte.

Já o Júri Simulado do período noturno contou com a participação dos alunos: Queren Karine Andrade; Gabriel Augusto Galucci; Thiago Rodrigues Moreira; Fernando Silva Betim; Giulia Boni Dondoni; Daniele Luisa Silvestre; Michele Monis da Silva; Fabiano Henrique Freitas Camargo e Rogério de Freitas Nunez.

Os jurados foram sorteados nas datas e horário de realização das atividades. 

Para realizar o Júri Simulado, os estudantes desenvolveram distintas práticas da profissão e alcançaram aprendizados diversos. “Os alunos simularam todos os atos judiciais previstos no Código de Processo Penal, desde a abertura do julgamento com a escolha dos jurados, produção da prova oral em plenário, debates, votação dos quesitos e elaboração da sentença”, pontua o docente. 

O professor André Camargo aponta alguns dos aprendizados que a atividade proporcionou aos estudantes. “O Júri simulado estimula a oratória dos alunos, elaboração das estratégias jurídicas, eloquência na apresentação das teses e, principalmente, o estudo do processo e de todos seus detalhes e particularidades. Além do mais, o Júri simulado coloca em evidência as carreiras da Magistratura, Promotoria de Justiça e Advocacia, o que estimula e ajuda os alunos na escolha de tais profissões”, afirma ele. 

APRENDIZADO – Flavia Rizzolo Carrascosa, estudante do 8º semestre do curso no período diurno, participou do Júri como Promotora de Justiça. Ela conta que a iniciativa permitiu aos estudantes colocar em prática todo o aprendizado e a teoria compartilhada nas aulas. “Foi desafiador, mas estudamos bastante, nos preparamos e conseguimos entregar um trabalho de excelência”, afirma ela.

Marília Salles Sanches, que exerceu a função de Juíza no evento, afirma que o maior aprendizado foi poder observar a magistratura de perto e o esforço por trás dessa importante carreira. “O maior desafio foi redigir a sentença e observar o que seria mais justo para o “réu”, a depender do que jurados iriam decidir. Mas, com muito estudo e pesquisa, acredito que esse desafio foi cumprido”, afirma ela.

A estudante conta que ficou satisfeita com o resultado. “Para uma primeira vez, avalio que fui bem, com algumas ressalvas, porque diante do nervosismo me atrapalhei, mas ao final fiquei satisfeita com o resultado”, acrescenta.

 

 

 

 

 

 

 

Confira nos links abaixo alguns registros da atividade Júri Simulado, nos períodos:

Diurno: 
https://www.facebook.com/unimep/photos/pcb.6066042130095937/6066041773429306/ 

Noturno: https://www.facebook.com/unimep/photos/pcb.6069074269792723/6069069563126527

 

 

 

 

 

Texto: Angela Rodrigues - Assessoria de Comunicação da Unimep
Fotos: professora Manuela Cibim Kallajian
Última atualização: 01/12/2022

registrado em: , ,