Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do curso de enfermagem integram-se à comunidade e promovem atendimentos gratuitos pelo Outubro Rosa

por serjey.martins1 publicado 10/11/2021 09h00, última modificação 12/11/2021 16h16

A conexão entre a sala de aula e a comunidade é um dos fundamentos para uma instituição de ensino superior ser considerada universidade. Os alunos do curso de enfermagem da Unimep tornam realidade essa missão por meio de atendimentos voluntários praticados em escolas, hospitais e postos de saúde da cidade de Piracicaba. Em setembro, foram realizadas campanhas sobre a prevenção ao suicídio e o combate ao Covid-19 e à dengue nas escolas da região. Agora, em outubro, estão sendo realizados atendimentos e exames gratuitos para os munícipes na campanha Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero.

Importância da prática

Segundo a coordenadora do curso, professora Maristela Lima, essas atividades complementares e estágios são diferenciais do curso de enfermagem da Unimep realizados desde o primeiro semestre do curso, na atenção básica e hospitalar. O objetivo é instigar nos alunos métodos permanentes e contextualizados que os aprimorem profissionalmente e conectem a teoria à prática, aumentando assim a qualidade do ensino.

Nos estágios, a docente conta que os alunos são supervisionados por professores especializados na área, mestres e doutores. “As atividades de extensão têm por objetivo oferecer prestação de serviços à comunidade externa e, além disto, aproximar os estudantes de realidades muitas vezes estudadas apenas na teoria, aumentando a experiência deles na intervenção em diferentes realidades e tornando-os a mais engajados nos estudos, com a visão mais próxima da realidade de sua futura profissão”, afirma a docente.

Os estudantes, durante os estágios em hospitais e postos de saúde, executam procedimentos como: consulta de enfermagem, pré-natal, consulta de puericultura, coleta de exame citopatológico, curativos, prescrição de medicamentos dos programas de saúde que o paciente participa, visita de enfermagem, troca de sonda, programa de prevenção em saúde, administração de medicamentos, entre outros.

Campanha Outubro Rosa

“As mulheres de Piracicaba têm agora a oportunidade de cuidarem de sua saúde e realizar prevenção do câncer de mama e colón, que são os que mais causam óbitos entre as mulheres. Os indicadores de saúde mostram que o tratamento é mais efetivo quando há acesso a exames com qualidade na coleta, realizados por enfermeiras capacitadas. É este o papel da nossa instituição: a formação por excelência”, afirma a professora do curso de enfermagem Elaine Mara Zanatta.

Em relação à campanha, a professora Elaine afirma que reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero no Brasil ainda é um desafio. “O tratamento do câncer do colo uterino é mais efetivo quando a doença é diagnosticada em fases iniciais o que justifica a importância das ações para detecção precoce. O câncer do colo uterino pode ser prevenido com medidas de fácil execução e baixo custo. O exame citopatológico é a principal ação da atenção básica e pode ser uma estratégia da enfermeira”.Exame das mamas e coleta do exame citopatológico (Papanicolau) são alguns dos procedimentos realizados pelas estudantes nessa campanha que tem como foco o autocuidado.

Por todo o mês de outubro, foram realizados atendimentos da campanha Outubro Rosa nos Centros de Referência em Atenção Básica (Crabs) dos bairros Piracicamirim e Santa Terezinha, além do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Jaraguá I. Elaine explica que o mutirão de atendimentos só foi possível graças à parceria do curso de enfermagem da Unimep com a coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba.

Texto: Assessoria de Comunicação da Unimep

Fotos: acervo da coordenação do curso de enfermagem

Última atualização: 23/10/2021