Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do curso de jornalismo promovem 13ª exibição de documentários

Alunos do curso de jornalismo promovem 13ª exibição de documentários

por Diego Anjos publicado 03/08/2016 16h16, última modificação 23/08/2016 16h19

Os alunos do curso de jornalismo da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba e a equipe da coordenação do curso promovem na próxima sexta-feira, 26, a 13ª edição de sua Mostra de Documentários. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e será realizado no Auditório Verde, do Campus Taquaral, às 19h30. Durante o evento serão apresentadas sete produções audiovisuais, todas realizadas durante o primeiro semestre deste ano, em disciplina voltada à realização de documentários em jornalismo, pelos alunos que atualmente cursam o 8º semestre do curso. A supervisão dos trabalhos é da jornalista e professora da área de telejornalismo, Ana Maria Cordenonssi.

Serão exibidos os documentários: Além do que os Olhos Podem Ver; Cuidando com Paciência e Amor; Proibidos de Amar; Aumakua – O Caminho Para o Eu interior; Destino Comum; À Deriva e O que te Toca?

Confira a seguir informações completas sobre os documentários.

Sinopse:

Título: Além do que os Olhos Podem Ver

Sinopse: imagine enxergar o mundo pelos olhos de outra pessoa. Para produzir o  documentário, foram ouvidos profissionais que atuam na área da áudio-descrição sobre esta atividade, que promove a inclusão de pessoas cegas em eventos culturais e sociais, como cinema e festas, por meio da descrição de cada cena relatada por um locutor. Também foram ouvidas pessoas cegas ou com baixa visão sobre a importância deste recurso. Conheça e explore o mundo da profissão onde a voz é o guia para novos horizontes.

Equipe: Andressa Cristina, Fernando Carmo, Joel Felipe Horácio e Thiago Peres

Direção: Thiago Peres

Título: Cuidando com Paciência E Amor

Sinopse: o documentário traz a relação dos autistas com os familiares e como é essa convivência. Também aborda as reações deles em algumas situações, a interação com o novo e como os pais e a família lidaram com a descoberta deste transtorno. Apesar de certo crescimento de interesse no assunto por parte da mídia, muitos aspectos ainda são pautados pelo senso comum. As famílias de autistas sofrem preconceito por causa da ignorância sobre o tema e devido aos aspectos que acometem os portadores dessa síndrome, como o isolamento social, por exemplo.

Equipe: Ana Cláudia Pimentel, Larissa Lojó Ferreira, Larissa Walti, Thais Alves, Wesley Justino e Yasmin Vidal Obrownich

Direção: Ana Cláudia Pimentel

Título: Proibidos de Amar

Sinopse: baseado em histórias e em personagens reais, o documentário mostra o relato de homossexuais que sofreram humilhações, violência psicológica e até física, na região de Piracicaba e constata, por meio de fatos, que o ódio e o preconceito estão enraizados na sociedade. O vídeo procura retratar a diversidade e respeitar a sexualidade de cada pessoa.

Equipe: Caroline Metler, Daniela Boaventura, Gabriela Biasini, Karen Costa, Luana Schimidt e Marina Mattus.

Direção: Karen Costa e Luana Schimidt.

Título: Aumakua - O Caminho para o eu Interior

Sinopse: existem muitas alternativas para combater doenças como a depressão e a dependência química. Comungar a Ayahuasca é uma delas. Para entender mais do assunto, os estudantes acompanharam um grupo de praticantes do xamanismo que realiza os rituais por meio da ingestão da Ayahuasca, um chá legalizado e natural feito a partir de ervas amazônicas, com o objetivo de levar o indivíduo a um caminho espiritual de autoconhecimento.

Equipe: Camilla de Senna, Felipe Caires, Julia Hortenci, Nathalia Salvador, Nayara Tramontina e Tainá Marchi.

Direção: Felipe Caires e Julia Hortenci

Título: Destino Comum

Sinopse: três grupos de imigrantes europeus e um destino em comum: o Brasil. Seja fugindo de conflitos armados ou em busca de melhores condições de vida, os alemães, suíços e italianos que aqui se estabeleceram prestaram importante contribuição para a construção da identidade do povo brasileiro. No documentário foram retratadas famílias destes imigrantes e quais costumes e tradições ainda permanecem nas respectivas colônias das cidades de Limeira, Indaiatuba e Piracicaba.

Equipe: Carolina Carettin, Gabriela Morília, Jéssica Talita Jurgensen Vaz, Vanessa Zumstein e Wellington Lima

Direção: Gabriela Morília, Jéssica Talita Jurgensen Vaz, Vanessa Zumstein e Wellington Lima

Título: À Deriva

Sinopse: no documentário há depoimentos de pessoas que passaram parte da vida em acolhimento institucional, longe da convivência familiar, muitas vezes abandonados com poucos meses de idade. A lei estabelece que os adolescentes devem deixar o abrigo ao completarem 18 anos, sem possibilidade de retorno, mesmo sem ter qualquer vínculo familiar. Assim, no vídeo estão histórias de pessoas que, sem alternativa, viveram nestas instituições, vítimas de abandono familiar, orfandade ou maus tratos, assim como foi a adaptação social à nova liberdade.

Equipe: Beatriz Martins, Isabela Andia, Júlia Godinho, Letícia Castro, Reinaldo Diniz e Thais Campos

Direção:  Reinaldo Diniz e Thaís Campos

Título: O que te Toca?

Sinopse: o documentário apresenta a relação entre música e ser humano e enfatiza a ação deste encontro. Com breve exibição da trajetória profissional de seis diferentes grupos musicais, a proposta da equipe foi a de ressaltar a diversidade de possibilidades que a música oferece e a emoção que desperta em cada integrante. Entre os talentos estão: Alexandre Bragion, Baque Caipira, Hot Clube Piracicaba, Dona Zaíra, Jean Goldenbaum e Seo Manouche. Os cantores e compositores reproduzem ritmos, melodias, letras e pensamentos diferentes, mas um só sentimento os une: a paixão pela música.

Equipe: Alessandra Postali, Amanda Conceição, Ana Carolina Brunelli, Arlete Moraes e Kamila Vallis

Direção: Alessandra Postali e Amanda Conceição